Emmanuel Macron aproveitou a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro para conhecer a Cidade Maravilhosa. Além de reuniões com líderes mundiais, o presidente da França correu pela orla de Copacabana e conheceu um pouco da capital fluminense.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Agora, com o encerramento do encontro do G20, o mandatário francês e a esposa, Brigitte Macron, já começaram a sentir saudade do Rio. Em conversa com o prefeito Eduardo Paes, a primeira-dama elogiou pontos turísticos como o Corcovado e o Pão de Açúcar e revelou não querer ir embora: “Eu quero ficar”, brincou a ex-professora.
Macron, por sua vez, elogiou a cidade e agradeceu à recepção dos cariocas: "Muito obrigado. Nós ficamos muito felizes de estar no Rio, foi formidável. De Copacabana e Ipanema, e agora com o prefeito e seu incrível projeto. [...] Quero agradecer a recepção calorosa dada a mim e a todos os líderes”.
O francês também falou de possíveis transtornos causados aos moradores da cidade. Com a Proclamação da República na sexta, 15, e o Dia da Consciência Negra nesta quarta, 20, as autoridades cariocas emendaram um ‘feriadão’ com segunda, 18, e terça, 19.
“Quero dizer aos cariocas que espero que não tenhamos atrapalhado muito a vida de vocês durante esses dias da Cúpula do G20”, destacou o presidente da França.
Recadinho do @EmmanuelMacron e sua mulher aos cariocas! Merci beaucoup président. toujours bienvenue à Rio de Janeiro! pic.twitter.com/MOqMnqoyAX
— Eduardo Paes (@eduardopaes) November 19, 2024
Hospedado em Copacabana, Macron aproveitou os dias no Rio de Janeiro para conhecer a orla do bairro na noite de domingo, 17, e correu por Ipanema na manhã desta terça. A passagem do francês pela cidade também teve visitas ao Cais do Valongo e ao Instituto Pretos Novos.
Quem conheceu o presidente da França virou prova de sua simpatia. Ao Terra, Wytoria Faustino contou detalhes do encontro inesperado que lhe rendeu uma selfie com o chefe de estado.
“Ele foi super simpático, super gente boa. Apertou a minha mão, me deu um abraço, disse ‘muito prazer’. Depois perguntou se eu era do Rio e o que eu estava fazendo por aqui”, revelou a analista de TI.