Mãe e filha são resgatadas após escreverem pedido de socorro com batom em varanda no RS

Família foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Eldorado do Sul

13 mai 2024 - 12h29
(atualizado às 13h57)
Rosângela e Jade Bruckhoff
Rosângela e Jade Bruckhoff
Foto: Reprodução/TV Globo

Mãe e filha que moram em Eldorado do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, foram resgatadas após usarem um batom para escrever o pedido de socorro na varanda de casa. Em entrevista à TV Globo, Rosângela e Jade Bruckhoff relataram que a família teve muito medo de morrer durante o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul.

"Eu chamei meu irmão porque a água estava subindo muito, foi muito rápido. E foi subindo cada vez mais. Estava muito desesperador por causa das crianças, da mãe, a gente queria sair dali", contou Jade. 

Publicidade

De acordo com ela, os helicópteros até passavam perto do imóvel, mas não haviam avistado a família para fazer o resgate. "Aí eu tive a ideia de escrever com o batom vermelho no vidro [da varanda da casa] para ver se eles voltavam para ajudar a gente. E foi isso que salvou a gente, graças a Deus", acrescentou  emocionada. 

Mãe e filha que moram em Eldorado do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, foram resgatadas após usarem um batom para escrever o pedido de socorro na varanda de casa
Foto: Reprodução/TV Globo

A família ficou dois dias sem água e com pouca comida, até que o socorro apareceu. Os bombeiros do Rio Grande do Sul filmaram o resgate da mãe de Jade, Rosângela. "Foi um desespero, mas com eles ali já me senti mais segura. Eles foram sensacionais, passaram uma segurança e uma confiança para nós", diz a mãe.

Ambas, agora, estão abrigadas na casa de familiares em Porto Alegre. Mas sete animais da família ficaram para trás.

Chuvas no Rio Grande do Sul

O último balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado na tarde desta segunda-feira, 13, aponta que 76.470 pessoas já foram resgatadas após os temporais que atingem o Estado desde o final de abril.

Publicidade

Até o momento, 147 pessoas morreram em decorrência das chuvas, mesmo número que o divulgado neste domingo, 12. Outras 127 pessoas estão desaparecidas e 806 ficaram feridas por conta das enchentes. O número de pessoas afetadas pelas tragédias passa de 2 milhões.

Confira abaixo o balanço completo da Defesa Civil:

  • Municípios afetados: 447
  • Pessoas em abrigos: 79.540
  • Desalojados: 538.241
  • Afetados: 2.115.703
  • Feridos: 806
  • Desaparecidos: 127
  • Óbitos confirmados: 147
  • Óbitos em investigação*: 0
  • Pessoas resgatadas: 76.470
  • Animais resgatados: 10.814
  • Efetivo: 27.651
  • Viaturas: 4.405
  • Aeronaves: 41
  • Embarcações: 340

Previsão do tempo

O chegada de uma frente fria mais intensa sobre o Rio Grande do Sul vai ocasionar em uma queda acentuada das temperaturas e diminuir a possibilidade de chuva durante este início de semana em praticamente todo o Estado gaúcho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, em algumas localidades a Defesa Civil do Estado ainda alerta para o risco de inundações severas.

No domingo, 12, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta apontando que os rios Caí e Taquari, no interior do Estado, que já estão em cota de inundação, apresentarão elevação significativa de seus níveis.

Nesta segunda-feira, o período da tarde será de bastante frio em parte do Rio Grande do Sul. "Em algumas localidades, a temperatura não irá passar dos 13°C, como em pontos da campanha e da serra. Em Porto Alegre e região metropolitana, as máximas não passam de 18ºC", projeta o Inmet.

Publicidade

Na terça-feira, 14, as temperaturas tendem a baixar mais podendo chegar a 3°C e 4°C na região da campanha e serra gaúcha. A previsão indica ainda a possibilidade de geada, especialmente nas áreas de fronteira com o Uruguai. Neste dia, as máximas em alguns municípios da serra gaúcha não irão passar dos 10°C.

Na quarta-feira, 15, por sua vez, o ar frio e seco ganha força e o amanhecer do dia pode ter mínima de 0°C a 1°C, com possibilidade de geada moderada a forte em alguns pontos. "Na região da campanha e serra do sudeste, as mínimas ficarão em torno dos 2°C. O período da tarde será de temperaturas baixas na maior parte do Estado", alerta o Inmet.

"A maioria dos gaúchos vai poder contar com o sol até a quarta-feira, mas com a entrada do ar polar vai manter a temperatura baixa praticamente o dia todo. Na Grande Porto Alegre, a chuva diminui no decorrer desta segunda-feira. O tempo seco predomina na terça e na quarta-feira. Até lá, o sol estará presente na maior parte do dia. Há previsão de retorno da chuva durante a quinta-feira, 16", acrescenta o Climatempo. 

*Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações