O tradicional festival de samurais Soma Nomaoi, em Fukushima (Japão), terminou com 111 cavalos acometidos por insolação e dois mortos pela onda de calor. Segundo a agência de notícias AFP, os organizadores discutem mudar a data do evento anual para evitar mais incidentes como esse.
O Soma Nomaoi acontece sempre entre os dias 29 e 31 de julho, período em que o Japão sofre com as altas temperaturas. Este ano, porém, a onda de calor foi arrebatadora. O mês de julho foi o mais quente em mais de 100 anos no País.
Além dos cavalos, dezenas de pessoas precisaram de atendimento médico em decorrência da insolação. A temperatura chegou a 35ºC, o mais quente em cinco anos, segundo a organização do evento.
No festival, homens se vestem como samurais medievais e disputam uns com os outros montados nos cavalos. São cerca de 400 participantes durante os três dias de evento.
Essa não é a primeira vez que o festival registra a morte de um animal por causa do calor. No ano passado, houve a morte de um cavalo.