Animais trancados em filial do pet shop Bicharada, no centro de Porto Alegre (RS), foram resgatados por voluntários na quarta-feira, 15. Os animais estavam presos no local, que alagou em meio às fortes chuvas que atingem a região nas últimas semanas. Parte dos animais não sobreviveu e morreu antes do resgate.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A ação, motivada por denúncias, foi do grupo Feira Vegana de Porto Alegre, em conjunto com a ONG Princípio Animal. Com a loja fechada, os voluntários tiveram que acessar o espaço pelo telhado.
“Como a gente não conseguiu contato algum [com a polícia e bombeiros], e os responsáveis [pela loja] não compareceram, nós subimos no telhado e conseguimos desparafusar e olhar para dentro da loja. E quando vimos que tinha peixes mortos boiando, decidimos entrar. A profundidade era de mais de 1m60cm de água”, relatou Fernando Schell Pereira, diretor-geral da ONG ao jornal Zero Hora.
Por conta do ocorrido, a organização afirmou que moverá uma ação civil contra o estabelecimento. No total, foram resgatados 61 animais – sendo 37 aves e 24 roedores.
Segundo o veículo, representantes da filial da Bicharada afirmaram que os animais estavam sendo resgatados e que 80% já tinham sido salvos. Além disso, afirmaram estar em contato com o Ibama e com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado sobre a situação.