A Região Sudeste terá chuvas intensas nesta sexta-feira, 12, e nos próximos dias. Isso ocorre devido ao aumento da convergência de umidade sobre esta área.
Mais temporais devem atingir a Região Sudeste nesta sexta-feira, 12, e nos próximos dias, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Grandes volumes de chuva ocorrem devido ao aumento da convergência de umidade sobre esta área.
Nesta sexta-feira, são esperadas chuvas intensas em São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. De acordo com o Inmet, a chuva forte pode provocar volumes significativos em alguns pontos, como:
- faixa litorânea, leste e região do Vale do Paraíba, em São Paulo;
- sul/sudoeste e Zona da Mata, em Minas Gerais; e
- no centro-sul do Rio de Janeiro.
"De forma localizada, há possibilidade de volumes diários em torno de 100 milímetros (mm) em áreas do litoral de São Paulo e áreas de divisa do Rio de Janeiro e Minas Gerais", informa o órgão.
Próximos dias na Região Sudeste
A partir de sábado, 13, uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo, aumentando a convergência de umidade sobre o leste da Região Sudeste. Isso deve se manter até a próxima segunda-feira, 15.
Para os próximos dias, portanto, são esperadas fortes chuvas em pontos do litoral paulista, no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro, podendo ficar em torno de 200 mm. De forma localizada, pode chover até 300 mm.
Previsão para outras regiões
Para o restante do País, até o dia 15 de janeiro, a previsão do Inmet indica volumes de chuva expressivos, podendo ultrapassar 80 mm numa faixa desde o oeste da Região Norte, passando pelo Centro-Oeste até o leste da Região Sudeste. No interior da região Nordeste, a previsão é de pouca chuva.
Para a Região Norte, pancadas de chuva são previstas durante a semana, com valores maiores que 70 mm no Amazonas, Rondônia, Pará, nordeste do Amapá e Tocantins.
Na Região Nordeste, a previsão é de chuva em forma de pancadas em áreas do Maranhão, Piauí e Bahia, podendo superar 50 mm e vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Há possibilidade de chuva isolada no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará.
No Centro-Oeste, assim como no Sudeste, são previstas chuvas intensas. No Espírito Santo, norte de Minas Gerais e centro-sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul há previsão de chuva com menores acumulados.
Já na Região Sul, um sistema de baixa pressão vai favorecer instabilidades em forma de pancadas de chuva até o sábado, 13. Os maiores acumulados podem ultrapassar os 60 mm em áreas centrais do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e do Paraná.
* Acompanhe mais notícias sobre o meio ambiente no Terra Planeta.