Estiloso, sustentável, vegano e feito de borra de café. Esse é o novo Tênis RE da startup francesa de moda upcycling Zèta, que será lançado em parceria com a Nespresso no Brasil. O novo ‘pisante’ é confeccionado com 80% de itens reciclados.
Embora a marca francesa garanta que o novo modelo não tem o cheirinho do fruto que produz uma das bebidas favoritas dos brasileiros, assegura que a borra do café é encontrada na sola e demais elementos do calçado.
De acordo com o site Um Só Planeta, a parceria da Nespresso – já conhecida pelo seu compromisso com a sustentabilidade – foi firmada para marcar o Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em maio.
A Nespresso já tem um programa de coleta de cápsulas de café, com mais de 200 pontos espalhados pelo Brasil, para que sejam recicladas de maneira correta. Conforme a Head de Sustentabilidade da Nespresso Brasil, Fernanda Gobbo, parcerias estratégias como essa são importantes pois permitem dar vida a esses resíduos, fortalecendo o compromisso social e sustentável.
Além da borra do café, extraída das cápsulas, estão também látex recuperado e cortiça e plástico reciclados entre os materiais utilizados para a confecção do modelo Zèta Moka, produzido em uma oficina familiar em Portugal. A embalagem é feita de juta recuperada e papel reciclado.
Na empresa brasileira, a borra também é usada na compostagem no programa Nespresso Hortas, um projeto de economia circular, como alternativa de adubo no cultivo de alimentos por pequenos agricultores da região de Parelheiros, em São Paulo.