Massa de ar quente ganha força sobre o Brasil; primavera será de muito calor

Massa de ar quente se intensifica e calor aumenta em todo o país

22 set 2023 - 09h03
Pedestres enfrentam dia de sol e calor em pleno inverno na cidade de São Paulo
Pedestres enfrentam dia de sol e calor em pleno inverno na cidade de São Paulo
Foto: GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A onda de calor está ganhando força no Brasil, e a temperatura segue em elevação, devido à uma massa de ar seco e quente que se expande por todo o território nacional. De acordo com o Climatempo, essa massa de ar é associada a presença de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre o interior do país.

Neste momento, a pressão atmosférica inibe a formação de nuvens, provocando menor ocorrência de chuva. No interior do Nordeste, no Tocantins, no Centro-Oeste e no Sudeste e em grande parte do Paraná sofrerá mais com ar quente e seco. 

Publicidade

A previsão para essa sexta-feira, 22, é de até 40ºC em grande parte do interior de São Paulo, no centro-oeste e norte de Minas Gerais e em algumas áreas do estado do Rio de Janeiro. Já Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, interior do Maranhão e do Piauí os termômetros podem alcançar  41°C. 

Áreas do Tocantins poderão sofrer com calor de até 40°C em áreas do Tocantins. No oeste, centro e norte do Paraná, o sol predomina e o ar fica seco, além do calor ser intenso durante a tarde, com temperaturas entre 35°C e 39°C.

Primavera será muito quente

A primavera tem início na madrugada deste sábado, 26, e será marcada por muito calor, acima do normal em quase todo o país, e mais chuva no Sul. De acordo com o Climatempo, os primeiros episódios de calor intenso já serão experimentados nos primeiros dias da estação, com o prolongamento da onda de calor que se espalha pelo país na última semana do inverno. 

Na região Sul, as chuvas serão acima da média nesses três meses da estação. Os ciclogêneses estarão ainda frequentes, principalmente em outubro, favorecidas também pelo El Niño. O Oeste e Norte do Paraná devem ter calor mais intenso, com chuva um pouco menos frequente.

Publicidade

Já na região Sudeste, as chuvas são irregulares, mas pontualmente fortes. Haverá poucos dias nublados, com predominância de dias quentes e abafados, com temperatura acima da média.

Em novembro, a frequência de chuvas aumenta, e a chance de ondas de calor amplas e persistentes diminui. A previsão é de chuva acima da média em algumas áreas de SP, RJ e MG. No norte e oeste da região a frequência de chuva será abaixo da média. 

Já no litoral de São Paulo e do Rio as frentes frias vem eventualmente fortes, com muito vento devido ao contraste de temperatura das massas de ar. 

Na região Centro-Oeste, as chuvas fortes serão alternadas com momentos de tempo seco. Há um alto risco de temporais no sul do MS, no pantanal. O risco de queimadas permanece alto por conta do atraso na regularização das chuvas e umidade do solo baixa.

Já no Nordeste, a chuva segue diminuindo, e haverá menos dias de chuva que a climatologia. O calor será intenso e acima da média. A mais propensão para queimadas na Caatinga.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações