O que é o aquecimento global e suas causas

O planeta vive um momento emergencial e, o aquecimento global, é um dos grandes fatores que tem causado isto

24 jun 2024 - 05h00
(atualizado em 10/3/2025 às 17h13)

O aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta Terra. Esse aquecimento se dá de forma gradual, ocasionado principalmente pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera devido a ações do ser humano. Como consequência dessa ebulição global, as mudanças climáticas se intensificam cada vez mais e o 'novo normal' passa a contar com dias de calor e eventos extremos mais intensos.

Aquecimento global
Aquecimento global
Foto: Paul Souders

O que é o aquecimento global?

O aquecimento global é uma consequência do excesso de emissões de gases de efeito estufa (GEE), como dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄) e óxido nitroso (N₂O), que se acumulam ao redor da Terra, na atmosfera, e fazem com que o planeta retenha mais calor.

Publicidade

Esse é o efeito estufa que, a princípio, é um fenômeno natural. Esse efeito diz respeito à camada de gases que envolvem a Terra, fundamental para manter o planeta habitável, pois é o que faz com que o calor do Sol seja retido. O problema é quando há um desequilíbrio, como o que o Planeta enfrenta atualmente. 

O principal impulsionador dessas alterações climáticas têm sido as atividades humanas, tendo como fator de impacto principal a queima de combustíveis fósseis como carvão e petróleo, que geram os gases efeito estufa. 

Causas do aquecimento global

O aquecimento global é causado pelo acúmulo dos gases de efeito estufa na atmosfera, processo ocasionado principalmente pelo fator antrópico. Essas emissões passaram a se intensificar com a Revolução Industrial, já que antes a ação humana tinha pouco impacto estrutural nas mudanças climáticas e no aquecimento global.

Confira algumas das formas de emissão:

Publicidade
  • Geração de energia pela queima de combustíveis fósseis. Apesar de existirem formas mais sustentáveis de geração de energia, a maior parte da eletricidade ainda é gerada pela queima de carvão, petróleo ou gás. Segundo registros da ONU, apenas um quarto da eletricidade do planeta é gerada por recursos renováveis como vento e sol. 
  • Uso do solo e desmatamento. No Brasil, o principal fator de emissões é o de mudanças de uso da terra e da floresta, onde está inserido o desmatamento, alinhado à agropecuária. As informações são da base de dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), que reúne registros sobre emissão de gases no país desde 1990.
  • Fabricação e consumo. Assim como os combustíveis fósseis são utilizados para geração de energia, eles também são combustível para a fabricação de produtos – desde cimento, eletrônicos, plástico, roupas e outros produtos. Em paralelo às atividades de indústrias, as produções de novos produtos seguem em ritmo cada vez mais intenso devido aos hábitos de consumo desenfreado por parte da população.

Consequências do aquecimento global

O aumento da temperatura da Terra, por conta do aquecimento global, ocasiona uma série de consequências negativas – que vão desde fenômenos climáticos extremos a problemas socioambientais.

Confira algumas das consequências:

  • Calor. Com o aquecimento global, as temperaturas elevadas têm batido recordes pelo mundo. O ano de 2024, por exemplo, foi o mais quente já registrado, com base em conjuntos de dados internacionais, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Além disso, os dez últimos anos estiveram todos entre os mais quentes da história, com temperaturas recordes. 
  • Eventos extremos. Situações como tempestades e enchentes também se tornam mais frequentes e mais intensas com as mudanças climáticas, decorrentes do aquecimento global. 
  • Seca. O desequilíbrio que o aumento de temperatura na Terra causa também afeta a disponibilidade da água e aumenta as ocorrências de seca. 
  • Aquecimento do oceano. Com um oceano mais quente, seu volume aumenta, visto que há o derretimento de placas de gelo. A situação, além de afetar o ecossistema marinho, ameaça a vida de comunidades litorâneas. 
  • Risco à vida. Com os desequilíbrios de ecossistemas, tanto a vida humana, como as outras formas de vida na Terra, são ameaçadas pelas mudanças climáticas vindas do aumento da temperatura da Terra. O problema é socioambiental, proporcionando riscos à saúde, prejudicando no abastecimento de alimentos, causando escassez de recursos naturais e agravando situações de vulnerabilidade.

Diferença entre aquecimento global e mudanças climáticas

Aquecimento global e mudanças climáticas não são a mesma coisa, por mais que estejam interligados. 

As mudanças climáticas, conforme descrito pela Organização das Nações Unidas (ONU), são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. 

No caso, as mudanças climáticas são uma consequência do aquecimento global. E o aquecimento global, por sua vez, é uma consequência do efeito estufa. 

Como reduzir o aquecimento global?

A nível global, as principais diretrizes para se combater a crise climática estão reunidas no Acordo de Paris, que tem como objetivo principalmente reduzir as emissões de gases de efeito estufa para estabilizar o aumento da temperatura média global.

Publicidade

Para se cumprir o pacto, as decisões efetivas sobre a adoção de medidas de combate e adaptação às mudanças do clima estão principalmente concentradas nas mãos de governos, grandes corporações e organizações globais. 

Por parte da população, é possível adotar práticas diárias mais sustentáveis e alinhadas com os compromissos globais. Como economizar energia, reduzir o consumo de combustíveis fósseis e seus derivados e denunciar a autoridades práticas como desmatamentos e queimadas.

É importante que todas as instâncias da sociedade busquem e optem por: 

  • Soluções de energias renováveis, como a energia solar;
  • Sigm os princípios de eficiência energética, com o uso racional e consciente de recursos;
  • Tenha como foco o reflorestamento alinhado à conservação das florestas.
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações