Você já ouviu falar do café Kopi Luwak, conhecido como o mais caro do mundo? No Reino Unido, uma xícara da bebida chega a custar 50 libras esterlinas, cerca de R$ 360, na cotação atual. Além do valor exorbitante, outra curiosidade sobre esse café chama bastante atenção: ele é feito a partir de grãos extraídos das fezes de um animal, a civeta.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Para a produção da bebida, o animal se alimenta com o fruto do café e libera os grãos em suas fezes. Durante a digestão, os grãos passam por um processo que deixa o sabor mais doce, com toques de frutas vermelhas, mais aveludado, além de menos ácido e amargo. Após extraídos, os grãos são limpos, moídos e preparados para o consumo.
O Kopi Luwak é feito na Indonésia e nas Filipinas, com os animais livres e as fezes coletadas na natureza. Algumas produções, no entanto, são alvos de críticas por ativistas da causa animal, porque há produtores que aprisionam as civetas em cativeiros, impedindo que elas se escondam durante o dia, uma vez que são animais noturnos. Além disso, só as alimentam com os frutos do café, sendo que a dieta desses animais é diversa.
Conheça outros detalhes sobre as civetas:
- As civetas são mamíferos pequenos que vivem na África e na Ásia, principalmente na Indonésia;
- Elas são animais de hábitos noturnos e que gostam de escalar árvores, segundo a World Animal Protection;
- Na natureza, sua alimentação é baseada em frutas, como amoras, mangas e bananas, e também inclui ratos e insetos;
- As civetas são da família dos viverrídeos, animais pequenos e leves e que têm a floresta tropical como o habitat mais comum;
- Elas são semelhantes aos gatos e têm uma cauda longa e peluda, orelhas pequenas e focinho pontudo;
- A coloração das civetas varia, mas geralmente é mais amarelada ou acinzentada e com manchas ou listras pretas;
- De acordo com a Enciclopédia Britânica, o comprimento do animal varia de 40 cm a 85 cm. A cauda representa outros 13 cm a 66 cm. O peso das civetas vai de 1,5 kg a 11kg;
- As glândulas anais de algumas espécies da civeta produzem uma secreção conhecida como almíscar, que é usada na fabricação de perfumes.