Uma medida de reintrodução do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) vem devolvendo a espécie ao céu de Belém (PA). Declarada extinta por cerca de 100 anos na cidade, a ave de plumagem amarela e verde, endêmica da região amazônica, aos poucos, já voltou a colorir a região. Desde o início do projeto, em 2015, 59 indivíduos já foram soltos na área com monitoramento adequado e treinamento.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Agora, o instituto tem a expectativa de que mais de 100 aves da espécie sejam devolvidas à natureza com o incentivo do estado até 2025. No ano que vem, Belém receberá a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30.
Mas não é só a plumagem da ararajuba que a torna uma das espécies marcantes da Amazônia brasileira. Outro fator que favorece à aparência singular da espécie é seu tamanho, já que ela mede cerca de 30 centímetros e pesa aproximadamente 250g.
Essa beleza única, no entanto, virou um atrativo para o comércio ilegal da guaruba guarouba, como também é conhecida. Desde o século 16, há registros da venda criminosa da espécie, que hoje vive ameaçada de extinção.
Como vivem as ararajubas?
Por formar ninhos na copa das árvores de florestas úmidas e altas, as ararajubas vivem do Maranhão, Amazonas - ao sul do Rio Amazonas - e, principalmente, Pará, onde se concentra cerca de 80% da população total da espécie.
A escolha por árvores grandes é uma forma de se protegerem contra ataques de predadores, como cobras. Outro problema para a vida da ave é o alto índice de desmatamento de seu habitat natural.
Quanto aos seus hábitos, a ararajuba é bastante sociável. A espécie vive em grupos de até 20 indivíduos que permanecem unidos até no período reprodutivo. Por isso, os filhotes recebem atenção de outros pássaros, e não apenas dos pais.
Na região amazônica, a ararajuba também encontra as sementes, frutas e flores para sua alimentação. Açaí, muruci e ajiru estão entre os alimentos que formam a dieta da ave amarela e verde.
Além da aparência e dos hábitos, outra característica marcante da guaruba guarouba é seu canto. O som é bastante alto e alcança longas distâncias.