O engenheiro Augusto Maidana encontrou uma sucuri durante uma visita técnica em Naviraí, MS, registrando o momento inusitado com surpresa ao nunca ter visto uma cobra da espécie antes.

O engenheiro Augusto Maidana, de 31 anos, teve um “encontro” que o deixou bastante surpreso durante um dia até então comum de trabalho. Durante uma visita técnica junto da Defesa Civil local a uma área rural da cidade de Naviraí, no Mato Grosso do Sul, o profissional percebeu a companhia inusitada de uma sucuri.
“Quando olhei para trás, vi a sucuri. Na hora, não deu medo, não, estava longe. Mas a gente ficou surpreso. Essa é a palavra”, conta ao Terra.
O momento inusitado foi registrado pelo engenheiro. No vídeo, é possível ver a cobra por alguns segundos com o corpo na superfície do rio e, posteriormente, mergulhando na água.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A surpresa com a presença do animal não foi por acaso. Morador da cidade de cerca de 52 mil habitantes, onde a cobra foi encontrada, ele nunca tinha visto uma serpente da mesma espécie.
A sucuri é considerada uma das maiores cobras do mundo. Embora o tamanho assuste, ela não é venenosa e usa a força do músculo para se defender de possíveis ameaças.
A espécie vive em ambientes como rios e lagos e também se locomove por terra. A atividade do animal acontece majoritariamente no período crepuscular e noturno, principalmente em momentos de queimadas e temperaturas elevadas.