O planeta passa por uma crise climática: chuvas torrenciais que causam inundações severas, neve no deserto, desmatamento e superaquecimento. É necessário investir em ações e políticas para que casos como esses não se tornem comuns e contenham um possível risco de colapso.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Para isso, há a gestão ambiental, que tem como pilar fundamental proteger e conservar o meio ambiente, assegurando a sustentabilidade e a saúde ambiental, minimizando os impactos negativos da ação humana e das demandas econômicas, fazendo com elas sejam sustentáveis.
Entre as ações, está a conscientização de profissionais e práticas diárias para reduzir tais impactos no nosso ecossistema.
O que é gestão ambiental?
A gestão ambiental é um conjunto de práticas e políticas, aplicadas no meio privado e público, por organizações, empresas ou governos, com o objetivo de preservar e melhorar o meio ambiente. Entre as ações, estão a proteção de ecossistemas e da biodiversidade, com a conservação de habitats naturais ou recuperação deles, além da redução da poluição.
Como funciona?
Dentro da gestão, é feito o controle dos processos produtivos no desenvolvimento econômico, social e ambiental, a fim de não comprometer o futuro do planeta e das próximas gerações, visando o menor impacto possível no meio ambiente.
Para isso, é feita a identificação e pesquisa que demonstrem como as atividades humanas e empresariais podem impactar positiva ou negativamente no ecossistema. Também é importante que haja um gerenciamento de ciclo de vida de um produto ou serviço para a redução do impacto ambiental.
Tecnologias limpas --com pouco ou quase nenhum impacto ambiental-- devem ser levadas em consideração, como carros elétricos, painéis solares para economia de energia e demais energias renováveis. O descarte correto de resíduos e reciclagem também devem ser aplicados.
Qual o impacto da gestão ambiental e importância?
O maior impacto elencado é manter o equilíbrio do meio ambiente, além da melhora das crises climáticas já sentidas no planeta. Para as empresas, a gestão ambiental torna os processos internos mais eficientes e proveitosos, não só para a sociedade, mas para a organização.