Um homem foi preso após tentar contrabandear mais de 100 cobras vivas escondidas nas calças na cidade de Shenzhen, no sul da China.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo informações da aduana chinesa, o homem foi detido ao sair de Hong Kong, uma região semi-autônoma do país, em direção a Shenzhen na qual existe uma alfândega.
“Durante a inspeção, os funcionários da alfândega descobriram que os bolsos das calças que o passageiro usava continham seis sacos de lona com cordão e selados com fita”, afirmou a alfândega em nota divulgada pelo jornal britânico The Guardian.
“Depois de aberto, descobriu-se que cada saco continha cobras vivas de todos os tipos de formas, tamanhos e cores”, acrescentou.
Ao todo, 104 serpentes foram apreendidas, muitas das quais eram espécies não nativas.
Um vídeo que acompanhava mostrava dois agentes de fronteira olhando para sacos plásticos transparentes cheios de cobras vermelhas, rosa e brancas se contorcendo.
A China é um dos maiores centros de tráfico de animais do mundo. Autoridades locais afirmam que vem adotando medidas para reprimir o comércio ilícito.
As leis de biossegurança e controlo de doenças do país proíbem as pessoas de trazer espécies não nativas sem permissão. “Aqueles que violarem as regras serão… responsabilizados de acordo com a lei”, disse a autoridade aduaneira, sem especificar a punição do homem.