As Ilhas Eólias, um arquipélago italiano localizado na Sicília, ficaram isoladas nesta sexta-feira (17) em virtude das chuvas torrenciais que atingiram diversas partes da região.
As tempestades causaram muitos transtornos em todas as sete ilhas que compõem o arquipélago vulcânico, que tem pouco mais de 10 mil habitantes e atrai milhares de turistas todos os anos: Lipari, Vulcano, Salina, Stromboli, Filicudi, Alicudi e Panarea.
Além de ter dificultado a locomoção de habitantes e visitantes, as inundações que afetaram o conjunto de ilhas forçaram o cancelamento das aulas nas escolas locais.
Um dos principais meteorologistas da Itália e fundador do site "iLMeteo", Antonio Sanò, alertou que o mau tempo "extremo" causado por um vórtice formado na Tunísia continuará atingindo Sicília, Sardenha e Calábria, com uma "carga de chuva a ser liberada e um alto risco de inundações".
No final de semana, o mau tempo deverá escalar o território italiano e chegar até na região do Piemonte, mas o sul da nação não deverá permanecer totalmente livre das chuvas. .