Com mais de 23 mil participantes, o Bird Photographer of the Year (Fotógrafo de Aves do Ano, em português) premiou alguns dos registros mais impressionantes de pássaros feitos em 2024. Com temáticas que fluem da leveza na vida selvagem à conscientização das ameaças às aves, o prêmio reconheceu obras significativas feitas ao redor do mundo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As fotos vencedoras do concurso foram divulgadas nesta semana. A campeã foi um 'mosaico' que exibe mais de 4 mil pássaros mortos em colisões com janelas e fachadas de edifícios da cidade de Toronto, no Canadá (veja acima).
A imagem, batizada de "When Worlds Collide" (Quando Mundos Colidem, em português), é da jornalista Patricia Homonylo, especializada em conservação ambiental.
"Todos os anos, mais de um bilhão de aves morrem na América do Norte devido a colisões com janelas", explicou a fotógrafa. "Infelizmente, a maior parte das aves que encontramos já estão mortas. Elas são coletadas e, ao final do ano, produzimos essa obra para honrar as vidas perdidas e conscientizar a população geral".
A jornalista levou um prêmio de 3.500 euros, equivalente a R$ 21,3 mil, pela fotografia campeã no concurso, que também ficou com o primeiro lugar na categoria 'Conservação'.
Veja as melhores fotos de pássaros tiradas em 2024:
- Conservação
2º lugar: "Presos" | Periquitos, em Bali, na Indonésia, por Cheg Kang;
Na mesma categoria da foto campeã, o registro retrata dois periquitos expostos em gaiolas em um mercado em Bali, na Indonésia, simbolizando a realidade do cativeiro.
- Retratos
1º lugar: "Rosa de Inverno" | Tentilhão-rosado-de-coroa-cinza, no Alasca, EUA, por Alan Murphy;
O fotógrafo aproveitou a grande quantidade de aves que estavam empoleiradas próximas ao hotel em que estava hospedado. A docilidade permitiu que Alan pudesse montar seu equipamento e fotografar o tentilhão, que contrastou com a vegetação e a neve.
2º lugar: "Swanception" | Cisnes-brancos, Reino Unido, por Samual Stone;
Depois de observar a cena por muito tempo, o fotógrafo aproveitou o nado de um cisne-branco, em meio à nevoa matutina, emoldurado por outro cisne em um lago do Reino Unido.
- Aves em seu habitat
1º lugar: "Imersão" | Gansos-patola do Norte, em Shetland, no Reino Unido, por Kat Zhou;
O trio de gansos-patola foi registrado enquanto mergulhava no litoral do Reino Unido, em meio à preocupação pela diminuição da quantidade de animais devido à gripe aviária.
2º lugar: "Surfando do outro lado" | Pinguim-gentoo, por Levi Fitze;
A foto mostra o pinguim 'surfando' após um mergulho e referencia a ameaça à espécie por causa da caça.
- Comportamento
1º lugar: "Catador" | Urubu-de-cabeça-vermelha, Estados Unidos, Nathaniel Peck;
O fotógrafo acompanhou por meses a trajetória de um urubu-de-cabeça-vermelha que visitava a carcaça de um urso negro, morto por sarna. A imagem foi capturada por meio de armadilha fotográfica.
2º lugar: "Filhote Brincalhão" | Falcão peregrino, Estados Unidos, Jack Zhi;
A imagem mostra um filhote de falcão peregrino brincando com uma borboleta, enquanto aprimora as habilidades de caça. Segundo o fotógrafo, o registro destaca a leveza do momento.
- Aves em voo
1º lugar: "Silhueta ao Amanhecer" | Poupa eurasiática, Emirados Árabes, Hermis Heridas;
O fotógrafo teve a sorte de registrar o pássaro alçando voo com uma presa no bico, ao amanhecer de Dubai, destacando a graça da ave com as cores do céu matutino.
2º lugar: "Voo Celestial Elegante" | Pintassilgo europeu, França, Nicolas Groffal;
Registrada durante o inverno francês, a foto retrata o voo do pintassilgo em meio à delicadeza da natureza.
- Preto e branco
1º lugar: "Impressão de Hipopótamo" | Mergulhão-de-cabeça-branca, Austrália, David Stowe;
Um registro aéreo mostra o mergulho da ave, que desaparece sob a água para se alimentar. A ondulação da água forma a imagem da cabeça de um hipopótamo, segundo o fotógrafo.
2º lugar: "Eclipse" | Garça-real, África do Sul, William Steel;
Durante uma eclipse lunar em Okavango, na África do Sul, o fotógrafo conseguiu registrar o pouso de uma garça-real sobre uma árvore, 'emoldurada' pela lua cheia ao fundo da imagem.