A iniciativa Sounds Right visa arrecadar fundos a partir dos direitos autorais das músicas produzidas e tocadas em plataformas de streaming que usem sons da natureza.
A Natureza é oficialmente uma artista. Isso significa que 'ela' deve receber pelos direitos autorais das 'músicas' que tenham sons de pássaros, árvores, rios e cachoeiras, entre outros. O projeto foi desenvolvido e realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com músicos, artistas e organizações focadas em meio-ambiente que incorporaram em suas obras os sons da natureza.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A iniciativa é do Museu das Nações Unidas (UN Live), por meio do projeto Sounds Right (clique aqui).O objetivo é arrecadar fundos, a partir dos direitos autorais das músicas produzidas e tocadas em plataformas de streaming, para distribuir royalties a programas de conservação ambiental.
A expectativa é que ao menos 600 milhões de pessoas ouçam canções do projeto, o que deve gerar arrecadação de US$ 40 milhões (aproximadamente R$ 202 milhões) nos primeiros quatro anos. Inicialmente, o valor arrecadado será utilizado em projetos para a conservação ambiental em ilhas do Oceano Índico e Madagascar, além dos Andes Tropicais e da Mata Atlântica. À medida que o fundo evolua, será possível ampliar a conservação para outras localidades.
Segundo o site da iniciativa, a Sounds Right trabalha com artistas para encorajar milhões de ouvintes de música a tomarem novas medidas para conservar a natureza e se tornarem fãs da biodiversidade, como biomonitoramento e a criação de consciência em larga escala e mudança de comportamento.
- O que é? Sounds Right é uma iniciativa musical para reconhecer o valor da natureza, estimular conversas, arrecadar fundos para a conservação ambiental.
- Como funciona? Ao ouvir uma faixa do Sounds Right em plataformas de streaming de música, parte dos royalties será destinada para iniciativas de conservação de alto impacto.
- Quem criou? A iniciativa do Museu das Nações Unidas – UN Live foi desenvolvida e realizada em estreita parceria com músicos, criativos, gravadores de som da natureza, bem como organizações ambientais, de campanha e de defesa global.
- Quem organiza? Um painel consultivo de especialistas independentes, composto principalmente por conservacionistas do Sul Global, que inclui representantes indígenas, ativistas e cientistas, irá orientar a distribuição dos fundos.