Tempestade Akará: raro ciclone se forma na costa sul do Brasil

Nas imagens registradas pela Metsul, é possível ver o fenômeno em atividade; saiba os riscos e a previsão do tempo

20 fev 2024 - 15h19
(atualizado às 15h24)
Imagem de satélite de um ciclone tropical em formação.
Imagem de satélite de um ciclone tropical em formação.
Foto: Foto: reprodução Metsul

Um ciclone tropical considerado raro no Brasil passará pela costa sul do País nos próximos dias. O fenômeno foi batizado de Tempestade Akará, uma espécie de peixe em Tupi, e é o primeiro ciclone a ser nomeado em território brasileiro em quase dois anos. 

Segundo a Metsul e a Marinha do Brasil, a expectativa é que a tempestade continue em alto-mar, longe da região litorânea, sem se aproximar efetivamente do continente, até que se dissipar totalmente. A previsão é que em alto-mar os ventos podem chegar a 85 km/h e as ondas a cinco metros. 

Publicidade

Em São Paulo, a previsão para esta segunda-feira, 20, é de huva frequente com alto risco de períodos de chuva forte durante boa parte do dia, mantendo as temperaturas estáveis, embora a sensação seja abafada devido à alta umidade. Já no interior do estado, a previsão é de sol com nebulosidade em alguns momentos do dia e pancadas de chuva frequentes.

No Rio de Janeiro, a instabilidade também será frequente. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a prever “perigo” de chuvas intensas em grande parte do estado.

No estado de Minas Gerais, a chuva será frequente nos próximos dias e localmente forte, com temporais isolados. A instabilidade vai se intensificar a partir de terça-feira, 21, no estado.

No Rio Grande do Sul, o sol se mantém durante todos os dias, e as pancadas de chuva são esperadas em diversas áreas do estado, principalmente nas metades norte e oeste, próximas às fronteiras entre Argentina e Uruguai.

Publicidade

Em Santa Catarina e no Paraná, o sol e as pancadas serão isoladas, com chuvas mais concentradas no centro, norte, leste e na região nordeste de Santa Catarina.

Outras regiões

O Inmet também emitiu um segundo alerta laranja ativo para boa parte do Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. Segundo o instituto, os estados que podem ter chuva são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se