Quem tem gato em casa já sabe: qualquer coisa nova que chegue no ambiente precisa passar por seu selo de qualidade. Isso significa cheirar, derrubar e até morder o objeto. Os cachorros, embora não tão curiosos quanto os felinos, também costumam explorar o que está ao seu alcance. Nos dois casos, há um perigo em comum: plantas que são tóxicas.
Ambos podem comer plantas por diversos motivos: instinto de caça e exploração, busca por compensação nutricional, autorregulação do sistema digestivo ou até por diversão, por apreciar o sabor ou a textura das plantas. No entanto, se o seu pet tem o hábito de fuçar nos vasos de plantas em casa, é fundamental estar ciente das plantas seguras para eles.
O médico veterinário Vinícius Campregher de Siqueira, professor da Universidade Anhembi-Morumbi, explica que a lista de plantas tóxicas é extensa, e muitas costumam estar nas casas brasileiras. É o caso de:
- Lírios;
- Samambaias;
- Azaleias;
- Rabo de gato;
- Costela de Adão;
- Copo de leite;
- Violeta;
- Tulipa;
- Espada de São Jorge;
- Comigo ninguém pode;
- Antúrio.
Essas espécies podem causar sintomas leves, como vômito e diarréia, ou consequências mais graves, levando até à morte do animal. Além destes quadros, o pet intoxicado pode apresentar como sintomas: salivação em excesso, apatia, falta de coordenação motora, dilatação das pupilas e dor abdominal.
"O ideal é identificar a planta ingerida -- se não souber, tirar uma foto para uma possível identificação -- e levar o animal ao veterinário para possibilidade de tratamento adequado de acordo com a planta ingerida", completa ele.
Quais plantas seguras para pets
O veterinário Vinícius Siqueira afirma que as plantas mais seguras para pets são as gramíneas. Essas espécies são angiospermas monocotiledôneas, com folhas estreias e longas, e inflorescências em forma de espiga ou panícula.
Essas plantas normalmente são usadas na ecologia, agricultura e paisagismo, como alimentos para animais de fazenda e na produção de cereais. É o caso de:
- Capim;
- Trigo;
- Arros;
- Aveia;
- Milho.