O Vulcão Etna, na Sicília, sul da Itália, começou a emitir anéis de fumaça, preocupando turistas e moradores locais. Esta não é a primeira vez que o Monte Etna encanta os espectadores com esse evento, explicado pela explosão de bolhas de gás.
O Vulcão Etna, o mais ativo da Europa, começou a emitir anéis de fumaça, na Sicília, no sul da Itália.Turistas e moradores locais ficaram preocupados com a atividade do vulcão. O fenômeno raro foi registrado em vídeo e divulgado nas redes sociais na última semana.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo informações da Reuters, essa não é a primeira vez que o Monte Etna encanta os espectadores com seu sopro de anéis de fumaça. Boris Behncke, vulcanologista do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Catânia, explicou como acontece o processo da explosão de bolhas dos anéis.
“Esses anéis são produzidos pela explosão de bolhas de gás dentro de um conduto estreito [acima de uma câmara de magma], que dispara o gás em alta velocidade em direção à superfície”, contou para a agência.
“Esta mês o Etna quebrou todos os recordes anteriores com a frequência dos anéis”, completou Boris Behncke.De acordo com Giuseppe Barbagallo, um guia local, um buraco em forma de círculo se formou há alguns dias na cratera sudeste do vulcão Etna, o que possibilitou a formação de vários anéis de fumaça.
Segundo ele, por conta dos anéis, os moradores locais chamaram apelidaram o Etna de 'Dama dos Anéis'. Embora sejam menos comuns, os anéis de fumaça não são um alerta de uma possível erupção vulcânica. A última grande erupção do Etna foi registrada no final de 2023.
🚨ATENÇÃO: Vulcão Etna, na itália, está produzindo raros “anéis de fumaça”. Fenômeno raríssimo. pic.twitter.com/BB9Dtut3C4
— Astronomiaum (@Astronomiaum) April 5, 2024