Morceguinho-do-cerrado: predador de pragas poligâmico pesa só 12 gramas

Devido ao desmatamento de seu bioma e a caça aos morcegos hematófagos, eles podem estar ameaçados de extinção

7 out 2024 - 05h03
Morceguinho-do-cerrado
Morceguinho-do-cerrado
Foto: Governo Federal

Estima-se que existam mais de 180 espécies de morcegos distribuídas em nove famílias e 68 gêneros no Brasil. Nesta gama, uma delas se destaca por suas peculiaridades: o morceguinho-do-cerrado, de nome científico Lonchophylla dekeyseri. 

A espécie é uma exímia predadora de pragas nocivas para a agricultura e pesa apenas 12 gramas. No entanto, devido ao desmatamento do bioma onde vive e a caça aos morcegos hematófagos, ou seja, que alimentam de sangue, eles podem estar ameaçados de extinção. 

Publicidade

Conheça o morceguinho-do-cerrado

A espécie Lonchophylla dekeyseri é fundamental para o bioma que habita, por isso, carrega o nome da região em seu nome. Ele é um animal nectarívoro e insetívoro, se alimenta de recursos florais durante a seca e se torna um predador de insetos na época das chuvas. 

Essa dieta do morceguinho-do-cerrado faz com que as pragas que ameaçam as plantações sejam controladas. Além disso, o fato de ser nectarívoro colabora para a preservação do bioma. Estudos sugerem que a espécie sozinha é responsável por 4,5% da polinização do cerrado, onde é endêmica.

Morceguinho-do-cerrado
Foto: Governo Federal

Existem registros de morceguinho-do-cerrado em 23 regiões do País, nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Distrito Federal. Pesquisas sugerem que haja mais de 2 mil em vida livre, e não há informações sobre animais criadas em cativeiro.

Minúsculo, ‘superleve’ e poligâmico

Assim como o próprio nome diz, o morceguinho não é conhecido por suas grandes dimensões. De pequeno porte, ele tem medidas de um antebraço, entre 34,7 mm e 37,7 mm; crânio curto, entre 22 mm e 22,6 mm; e peso entre meros 10g e 12g. A cauda é curta e o focinho, alongado.

Publicidade

Para além do tamanho e do peso 'superleve', o morceguinho-do-cerrado chama atenção pelo modo como convive em sociedade. Estima-se que existam mais adultos do que jovens e mais fêmeas do que machos, o que sugere um sistema de poliginia, onde machos copulam com diversas parceiras.

Apesar de ser adepta do 'harém', a fêmea tem apenas um filhote por ano, no período das secas ou das chuvas, ambos de maior alimento vivo [insetos] ou florais. A gestação dura cerca de dois ou três meses e a amamentação pode durar até dois meses.

Morceguinho-do-cerrado
Foto: Governo Federal

O que é feito para preservar o morceguinho-do-cerrado?

Com a redução do cerrado, comprometido devido ao desmatamento contínuo, agricultura e mineração, o habitat da espécie, assim como ela, ficou ameaçado. O turismo desordenado e a competição com outras espécies em busca por abrigo também não colaboram para sua existência.

Em meio a tudo isso, ainda há a caça incessante dos morcegos-vampiros em cavernas. Muitas vezes confundidos com a espécie que se alimenta de sangue, os morceguinhos acabam por não resistir em alguns ambientes compartilhados com os colegas de subtipo.

Publicidade

Entre 2010 e 2015, o Instituto Chico Mendes anunciou um plano de conservação nacional (PAN) para o morceguinho-do-cerrado. Na época, a medida contemplava cinco metas e 50 passos. 

Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se