Natal decreta emergência por problemas de erosão gerados pelo avanço da maré em Ponta Negra

Medida é válida por 90 dias e pode ser prorrogada por mais três meses

23 set 2024 - 11h13
(atualizado às 12h04)
Praia de Ponta Negra, em Natal (RN)
Praia de Ponta Negra, em Natal (RN)
Foto: Fiscalização Ambiental/Semurb/Prefeitura de Natal

O prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias (Republicanos), decretou situação de emergência nas áreas da cidade afetadas pela erosão provocada pelo avanço do mar na Praia de Ponta Negra e via costeira. A medida válida por 90 dias foi decretada na última sexta-feira, 20, e pode ser prorrogada por mais três meses. 

Segundo o município, o avanço incomum das marés levou a destruição de equipamentos dissipadores da drenagem na praia, da proteção costeira de hotéis e de rampas de acesso. 

Publicidade

Além disso, segundo o edital, tal situação provocou a desagregação de blocos de sedimento, fragilidade erosiva e risco muito alto de deslizamento de areia de duna, o que pode colocar em perigo banhistas e frequentadores do Morro do Careca, na mesma região. 

O decreto ainda autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES) nas ações para conter o risco de desastres e a reabilitação da área. Também ficou permitida a contratação para reforçar essas ações. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações