Nível do Guaíba sobe 23 centímetros, e prefeitura emite alerta para inundações no RS

Aumento acontecem em 11 horas, entre este domingo e segunda-feira

24 jun 2024 - 08h57
(atualizado às 09h13)
Vista aérea do Guaíba após enchente no dia 4 de maio de 2024, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Vista aérea do Guaíba após enchente no dia 4 de maio de 2024, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Foto: Max Peixoto/Getty Images

O nível do lago Guaíba subiu 23 centímetros nas últimas 11 horas, de domingo, 23, para esta segunda-feira, 24. A situação fez com que a prefeitura de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), emitisse um alerta de risco de inundação em áreas consideradas vulneráveis a enchentes. O tempo está instável na região desde o fim de semana.

Segundo informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do lago Guaíba estava em 3,19 metros à 1h da manhã de domingo. O nível subiu gradualmente durante o dia até chegar em 3,33 metros às 22h.

Publicidade

Já na madrugada desta segunda-feira, o nível do Guaíba alcançou 3,38 metros às 0h44, 3,42 metros às 5h45 da manhã e ficou em 3,40 metros às 6h45, segundo a medição. A taxa de inundação é de 3,60 metros.

A Defesa Civil da cidade alertou pelas redes sociais que os moradores se atentem ao risco de enchente, nas áreas vulneráveis da cidade. São consideradas áreas de risco aquelas que ficam às margens do lago.

“Devido a incidência de vento sul e sudeste, previstos para ocorrerem até a terça-feira, 25/06, ocasionando o represamento da água do lago Guaíba, haverá um aumento no nível das águas, o que pode ocasionar alagamentos em alguns pontos localizados nas margens do Guaíba”, disse a nota.

“Há risco de transtornos por conta desse evento, com novas ocorrências de inundações também de córregos e arroios próximos ao lago Guaíba. A Defesa Civil de Guaíba orienta a todos que se encontram em áreas de risco, nas margens do lago, que busquem um local seguro ou dirijam-se ao abrigo municipal do Ginásio do Coelhão. Em caso de emergência, ligue para 199, 190, ou 193”, orienta o órgão municipal.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações