Um adolescente admitiu ser o responsável por um incêndio criminoso em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo O Globo, o jovem foi conduzido ao 106º DP, em Itaipava, no domingo, 15. Ele estava acompanhado do pai e confirmou que ateou fogo em uma área de vegetação em Secretário, no distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis.
Agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realizaram diversas operações para reprimir incêndios criminosos em parques estaduais do Rio.
Os policiais também fizeram perícia nas regiões atingidas por incêndios criminosos e ouviram testemunhas. Imagens das câmeras de segurança também serão analisadas na busca por identificar suspeitos.
Até o momento, mais de 20 suspeitos já foram identificados e são investigados.
Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os incêndios florestais que assolam o País têm fortes indícios de serem criminosos e algo "cheira a oportunismo" de alguns setores que querem criar confusões. A declaração foi dada pelo petista nesta terça-feira, 17, que não apresentou provas das ações coordenadas e nem citou quais seriam os setores envolvidos.
Nesta semana, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou também que o Brasil vive uma "espécie de terrorismo climático" e disse haver aliança entre ideologias que dificultam o enfrentamento aos problemas ambientais. "Prender grandes culpados pelo fogo depende da investigação. Eles dificilmente estarão na linha de frente", afirmou em entrevista ao programa Bom dia, ministra, da EBC.