O estado de São Paulo volta a entrar em alerta para chuva e ventos fortes, uma semana após a ventania que derrubou árvores, postes e causou muitos prejuízos para a população da cidade de São Paulo e de outros municípios paulistas.
Com a previsão de mais chuva forte, a primeira pergunta que vem na cabeça das pessoas é: vai ter ventania de novo como naquela sexta-feira, 11 de outubro?
Com a previsão de mais chuva forte, há risco de ventania como na sexta-feira, 11 de outubro? Confira a previsão de chuva e de ventos. (Foto: Getty Images)
A Climatempo alerta para o risco de chuva forte e de ventania no estado de São Paulo na sexta,18, mas que não deve ser tão severa e de grande abrangência como foi observado no dia 11 de outubro de 2024. No fim de semana, 19 e 20 de outubro, a maior preocupação é com a chuva prolongada e volumosa, que pode causar alagamentos nos centros urbanos.
Qual a previsão de chuva e de vento?
Na sexta-feira, 18 de outubro, a Grande São Paulo, o interior e o litoral do estado de São Paulo terão um dia quente e abafado, com períodos de sol. As pancadas de chuva devem ocorrer durante a tarde e à noite, em todas as regiões paulistas. Há risco de raios, de queda de granizo e de rajadas de vento de 70 km/h a 90 km/h.
A meteorologista da Climatempo Fabiana Weykamp explica que "a chuva torna-se mais generalizada no estado de São Paulo no decorrer da tarde da sexta-feira e há risco de temporais. A região da capital já poderá ter algumas pancadas isoladas à tarde, por causa do calor, mas a chuva fica mais forte e mais generalizada à noite"
Chuva volumosa no fim de semana
No fim de semana, a chuva muda de forma e fica mais volumosa e prolongada. Grandes áreas de instabilidade (grandes áreas com nuvens de chuva) devem se formar entre o Paraguai, o Mato Grosso do Sul e o Paraná e se deslocar para São Paulo trazendo mais chuva. Estas áreas de instabilidade vão avançar sobre São Paulo no decorrer do sábado, dia 19, e se afastar ao longo do domingo, 20 de outubro.
A preocupação no sábado, não é tanto com a ventania e raios, mas com uma chuva prolongada, que vai se estender por muitas horas consecutivas e que poderá causar alagamentos nos centros urbanos.
Esta é uma grande diferença em relação à chuva que ocorreu na sexta-feira,11 de outubro, quando uma linha de instabilidade passou rapidamente e a chuva forte se concentrou em apenas uma hora.
Risco de alagamentos
Neste fim de semana, 19 e 20 de outubro, a situação é preocupante porque o volume de chuva acumulado entre a sexta-feira até o fim do domingo deve ser elevado e pode superar os 100 mm em muitas áreas do estado, incluindo a região da capital paulista.
Volumes de chuva de 100 mm a 150 mm representam toda, ou quase toda, a média de chuva para outubro em praticamente todo o estado de São Paulo. Então, se a previsão se confirmar, várias áreas do estado poderão receber em 3 dias a chuva de um mês. E em vários locais do interior choveu forte entre os dias 10 a 12 de outubro.
Segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, o volume médio climatológico de precipitação para a maioria das áreas do litoral, do centro, sul, leste e oeste do estado de São Paulo e na região de Franca, varia de 140 a 180 mm. No centro-norte e noroeste (região de São Carlos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto) varia de 100 a 140 mm. A média de precipitação em outubro para a cidade de São Paulo é de 127 mm.
Por que a chuva vai aumentar novamente?
No próximo fim de semana uma frente fria fraca vai se deslocar em alto mar e não terá atuação relevante no continente. A chuva esperada para os dias 18, 19 e 20 de outubro vai ser provocada principalmente pela expansão de um enorme sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai, o Sul e o Centro-Oeste do Brasil.
Grandes áreas de baixa pressão atmosférica costumam gerar grandes áreas de instabilidade, com chuva contínua por várias horas, até variando de moderada para forte intensidade, mas com pouca formação de nuvens cumulonimbus, aquelas que provocam raios, ventania e granizo.
Não devemos ter a repetição do que ocorreu no dia 11/10/24, pois não teremos contraste térmico tão forte como tivemos na sexta-feira passada, quando o ar frio de uma frente fria avançou pelo interior paulista encontrando uma massa de ar muito quente e com umidade.
Desta vez, o ar frio deve ficar basicamente restrito ao Rio Grande do Sul, mas o risco de rajadas de vento bastante fortes na sexta-feira e atuação das grandes áreas de instabilidade, com potencial para chuva volumosa, justifica o alerta para o estado de São Paulo neste fim de semana.