Às vésperas do outono, Brasil terá nova onda de calor e aumento de 5ºC nas temperaturas

De acordo com o Climatempo, auge do calor é esperado entre os dias 11 e 15 de março

7 mar 2024 - 19h03
(atualizado às 19h45)
Resumo
O Brasil pode enfrentar uma nova onda de calor em março segundo o Climatempo, que prevê o aquecimento de até 5°C acima da média principalmente nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Calor registrado em São Paulo no dia 5 de fevereiro
Calor registrado em São Paulo no dia 5 de fevereiro
Foto: RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Brasil se aproxima do fim do verão e, ao mesmo tempo, pode enfrentar uma nova onda de calor em março, alertou o Climatempo nesta quinta-feira, 7. O fenômeno, de acordo com a previsão, pode elevar as temperaturas de 3ºC a 5ºC acima da média, principalmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País. 

De acordo com o alerta, a onda de calor ganhará força ao longo desta semana, com previsão para durar pelo menos até o dia 15 de março. O ar quente e seco deverá afetar parte de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Tocantins. No entanto, no Mato Grosso do Sul, no interior de São Paulo e a Oeste da região Sul, o calor poderá superar o aumento de 5ºC, entre 11 e 15 de março.

Publicidade

O Climatempo alerta para que as pessoas busquem sombras, usem roupas frescas e mantenham a hidratação para diminuir os efeitos perigosos da onda de calor. Em caso de insolação e sintomas como tonturas e náuseas, a orientação é para buscar atendimento médico. 

Estados brasileiros sentiram nova onda de calor entre 11 e 15 de março, diz Climatempo
Foto: Divulgação/Climatempo

O fenômeno, segundo a agência, é causado por uma área de alta pressão e ar seco na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina. Esse sistema desfavorece a formação de nuvens de chuva e mantém o ar seco e em aquecimento constante. 

Quer fugir do calor? Veja lugares no Brasil com temperaturas mais amenas mesmo no verão Quer fugir do calor? Veja lugares no Brasil com temperaturas mais amenas mesmo no verão

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se