O Brasil pode enfrentar uma nova onda de calor em março segundo o Climatempo, que prevê o aquecimento de até 5°C acima da média principalmente nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
O Brasil se aproxima do fim do verão e, ao mesmo tempo, pode enfrentar uma nova onda de calor em março, alertou o Climatempo nesta quinta-feira, 7. O fenômeno, de acordo com a previsão, pode elevar as temperaturas de 3ºC a 5ºC acima da média, principalmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País.
De acordo com o alerta, a onda de calor ganhará força ao longo desta semana, com previsão para durar pelo menos até o dia 15 de março. O ar quente e seco deverá afetar parte de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Tocantins. No entanto, no Mato Grosso do Sul, no interior de São Paulo e a Oeste da região Sul, o calor poderá superar o aumento de 5ºC, entre 11 e 15 de março.
O Climatempo alerta para que as pessoas busquem sombras, usem roupas frescas e mantenham a hidratação para diminuir os efeitos perigosos da onda de calor. Em caso de insolação e sintomas como tonturas e náuseas, a orientação é para buscar atendimento médico.
O fenômeno, segundo a agência, é causado por uma área de alta pressão e ar seco na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina. Esse sistema desfavorece a formação de nuvens de chuva e mantém o ar seco e em aquecimento constante.