Um biólogo viralizou nas redes sociais após aparecer caminhando com três onças. O vídeo, publicado em fevereiro, repercutiu entre os internautas e, até esta quinta-feira, 4, somava mais de 14 milhões de visualizações. O registro foi publicado por Leandro Silveria, que dirige o Instituto Onça Pintada em Goiás.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O vídeo foi registrado no município de Mineiros, sudoeste goiano. Silveira aparece em uma área de mata, caminhando em uma estrada de terra com as onças Liza, Mirra e Yara, três fêmeas. Nas imagens, as onças aparecem brincando entre si enquanto caminham.
"É uma alegria, elas nem sabem por onde começar a 'farra'", diz o biólogo no vídeo. Ao g1, ele exalta a possibilidade de poder cuidar dos animais, cuja espécie é considerada 'quase ameaçada' pela União Internacional para Conservação da Natureza.
"É nosso símbolo da biodiversidade, mas vive em constante ameaça. Não basta admirá-la, temos que entender os reais problemas que afetam a espécie e buscar soluções práticas", disse.
Nos comentários do vídeo, internautas brincaram sobre a situação inusitada. "Andar com o perigo não tem perigo", disse uma internauta. Outra comentou: "Mais educadas que meu cachorro".
Os registros com os animais são comuns nas redes sociais de Silveira, sua família e do Instituto Onça Pintada. Com mais de 1 milhão de seguidores, o biólogo compartilha o dia a dia dos cuidados com os animais.
Fundada em 2002, a organização não-governamental (ONG) realiza o manejo de onças-pintadas na natureza e em cativeiro, onde o IOP mantém um plantel reprodutivo de 42 indivíduos, o maior do mundo em quantidade de felinos.