Cavalo ou égua? Saiba como foi o resgate de Caramelo e entenda confusão

Equino foi confundido com uma fêmea após ser retirado de telhado em Canoas (RS)

9 mai 2024 - 17h14
(atualizado às 18h03)
Vídeo mostra transporte de 'cavalo caramelo' após resgate que comoveu o Brasil
Video Player

O Brasil parou para acompanhar o resgate do cavalo Caramelo na manhã desta quinta-feira, 9, em Canoas, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O animal foi retirado de um telhado após passar, pelo menos, 24 horas ilhado.

A ação que resultou no salvamento do equino, no entanto, foi “bastante complexa”. Augusto Moscardini, veterinário da Polícia Militar, explicou à GloboNews como a operação foi feita e os cuidados que precisaram ser tomados.

Publicidade

“Foi uma operação bastante complexa. Mesmo que o animal seja manso, ele poderia ter tido algum tipo de reação brusca que colocasse [em risco] a integridade das pessoas na hora de aplicar a anestesia. Mesmo que a movimentação seja pequena na hora de sedar o animal, a gente observou que o espaço era restrito”, disse o profissional.

Além de todo o cuidado com alguma possível reação do cavalo, os socorristas tiveram que levar em conta seu temperamento, o tempo que ficou ilhado e o peso. Segundo Moscardini, Caramelo pesa entre 450 e 500 quilos.

Para realizar o resgate, veterinários e agentes do Corpo de Bombeiros de São Paulo sedaram o animal e o colocaram em um bote.

Égua Caramela foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros
Égua Caramela foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros
Foto: Defesa Civil do Rio Grande do Sul

Cavalo ou égua? 

Após o resgate, o equino continuou chamando atenção, sendo que por um motivo bastante curioso. Logo depois da ação, os bombeiros informaram que o animal, inicialmente tratado como um cavalo, na verdade, era uma égua. No entanto, depois de atenderem o animal, veterinários da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) afirmaram que Caramelo realmente é um macho.

Publicidade

“Gente, pasmem, a Mariângela, que é professora no nosso hospital veterinário, confirmou que na verdade é um CAVALO mesmo. Não uma égua! É o Caramelo sim!”, escreveu o perfil da instituição de ensino

Estado de saúde de Caramelo

Depois de ser resgatado, o cavalo precisou receber soro para repor os nutrientes perdidos durante o tempo que ficou ilhado e continua sob cuidados veterinários.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações