Centro-Oeste e Sudeste podem registrar até 40ºC em onda de calor histórica no Brasil

De acordo com o MetSul, altas temperaturas são esperadas para fim de abril e começo de maio

26 abr 2024 - 22h07
(atualizado às 22h27)
Pedestres enfrentam forte calor na altura do Viaduto Santa Generosa, zona sul de São Paulo.
Pedestres enfrentam forte calor na altura do Viaduto Santa Generosa, zona sul de São Paulo.
Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Uma nova onda de calor está se aproximando das regiões Centro-Oeste e Sudeste do País. Segundo um alerta divulgado pela agência de meteorologia MetSul, nesta sexta-feira, 26, a temperatura entre o fim de abril e o começo de maio estará muito acima do que é considerado normal para esta época do ano e pode atingir números históricos. 

Algumas cidades dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro podem registrar 40ºC. Nesta época do ano, em pleno outono, é comum as frentes frias ingressarem, em média, a cada uma semana, fazendo os episódios de calor ficarem mais curtos. Porém, os dados apontam que o calor irá durar um período maior do que o esperado. A previsão vale para o fim do mês e para toda primeira semana de maio. 

Publicidade

Na capital paulista, as máximas no último dia de abril podem chegar a 33ºC durante o período da tarde. Em maio, devem ficar entre 32ºC e 34ºC. Já no Rio de Janeiro, os moradores podem esperar temperaturas entre 35ºC e 38ºC, com máxima ao redor ou até acima de 40ºC. 

Em Estados como Minas Gerais e Espírito Santo, a situação será a mesma. Na região Sul, em cidades como Porto Alegre, são previstas temperaturas máximas entre 31ºC e 33ºC. Ainda neste sábado, 27, uma frente fria avança com chuva, e a temperatura estará menor no domingo, 28. O serviço prevê que o Estado do Paraná terá um período de calor mais prolongado.

De acordo com o MetSul, altas temperaturas são esperadas para fim de abril e começo de maio
Foto: Reprodução/MetSul
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações