Autor de lagos ornamentais que dão sensação de sossego e belos jardins contemporâneo, Ricardo Caporossi é conhecido como ‘mestre dos lagos’ entre os amantes do paisagismo. Natural de Campinas, no interior de São Paulo, ele contou ao Terra como iniciou a carreira e fundou a empresa que hoje atende famosos como Neymar e Bruno Gagliasso.
Formado em Medicina Veterinária, Ricardo considera, até mesmo para ele, “curioso” como começou a trabalhar. “Em 2004, estava na igreja onde eu congregava, e ouvi o que costumo chamar de “uma voz”, alguns chamam de intuição, mas eu, tenho certeza que foi Deus que falou comigo, que eu fizesse um jardim na frente da igreja”, contou.
“Foi aí que me apaixonei pelo paisagismo e como isso faz a diferença na vida das pessoas, transformar espaços que elas vivem. Desde então, comecei a estudar paisagismo, estudar Autocad [software para desenhos em duas dimensões], fazer cursos, participar de palestras e me aprofundei muito na área”, completou.
Seguindo a voz, ele e outras pessoas voluntárias, que frequentavam a igreja, montaram o que seria o seu primeiro jardim. O primeiro de muitos. Os lagos vieram em seguida e também nasceu de outro interesse que Ricardo tinha quando menino: os aquários.
“Eu tinha bastante noção sobre aquários, sobre peixes, enfim, e aí foi o desejo de construir o meu primeiro lago que me moveu”, disse. “Eu fiz um pequeno lago na frente da minha casa, que morava de aluguel. Eu acho lindo aquele laguinho bem pequeno”.
Trabalho reconhecido
De um laguinho a lagos ornamentais, hoje, Ricardo está à frente da Genesis Ecossistemas. A empresa conta com uma equipe composta por arquitetos, engenheiros, paisagistas, entre outros. Com uma cartela estrelada de clientes, a empresa já fez trabalhos para novelas conhecidas do público como ‘Sol Nascente’, depois partiu para outras celebridades como Chororó, Serginho Grossman e Bruno Gagliasso.
Atualmente, a empresa mantém um reality chamado ‘Genesis Experience’, em que todo o processo de criação é gravado e compartilhado no YouTube. Foi a partir deste projeto que Ricardo construiu lagos para o cantor Sorocaba e o atacante Neymar, além de beneficiar o Hospital de Câncer de Barretos, sendo o último, um dos projetos favoritos do paisagista.
“Com certeza é um dos projetos mais nos enche de orgulho. Não só pela beleza, mas por ter tido a chance de poder transformar as vidas das pessoas que passam por lá, num momento tão complicado da vida”, disse Ricardo.
Além deste, o paisagista conta que o trabalho social faz parte das premissas da empresa. Entre os projetos beneficentes, está o Hospital do Amor, em Barretos, e a revitalização do espaço do Lobo Guará, no zoológico de São Paulo.
Projeto polêmico de Neymar
A obra na mansão de Neymar em Mangaratiba, Costa Verde do Rio de Janeiro, foi alvo foi interditada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) no final de junho. O fundamento para a interdição foi a ausência de licenciamento ambiental para implantação do lago artificial.
Na sequência, a discussão foi levada para o Poder Judiciário, com a impetração de um Mandado de Segurança. Por decisão da Vara Única da Comarca de Mangaratiba, a construção foi desinterditada. Contudo, a 6º Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio reformou a decisão de 1ª instância, de modo a manter a interdição.
No Brasil, ainda não há uma Lei Federal geral sobre licenciamento ambiental e que por isso a construção de um lago artificial é avaliada caso a caso, conforme a legislação estadual e municipal de cada local. A legislação municipal (Lei nº 325, de 26/12/2001) de Mangaratiba exige prévio licenciamento ou autorização --nos casos mais simples-- para quaisquer empreendimentos ou atividades que possam causar algum impacto ao meio ambiente ou gerar algum tipo de poluição.
Criatividade
Para o processo de criação, o paisagista conta que é necessária uma imersão completa com o cliente. Em seguida, uma visita técnica na residência e aí começam os primeiros esboços. Todo o processo leva em torno de 10 dias, com o Genesis Experience.
“A gente traz esse cliente pro nosso mundo, pro mundo da Gênesis, onde ele vai poder ter contato com vários dos nossos projetos. Geralmente esse processo criativo se inicia comigo e com o arquiteto responsável, junto com o cliente”, compartilhou.
Sem deixar de lado a espiritualidade, Ricardo considera tudo o que tem hoje frutos do favor de Deus: “Tudo que eu tenho, tudo que eu faço, tudo que eu sou, vem de Deus, né? A Gênesis Ecossistemas só existe porque Deus permite, então tudo tá ligado a Ele, tudo vem dEle, tudo é pra Ele, o nosso propósito é esse, levar pras pessoas esse contato direto com Deus por meio do nosso trabalho."