Chuva deixa 63,4 mil endereços sem energia elétrica em São Paulo; capital tem pontos de alagamento

Inmet emitiu um alerta de perigo potencial para tempestades em parte do Estado

2 nov 2024 - 18h11
(atualizado às 20h26)
Chuva atingiu São Paulo neste sábado
Chuva atingiu São Paulo neste sábado
Foto: Estadão Conteúdo/GABRIEL SILVA

Cerca de 63,4 mil endereços estão sem energia elétrica no Estado de São Paulo por causa da chuva deste sábado, 2, segundo boletim informativo divulgado pela Enel, às 20h. Apenas na capital paulista, 53,3 mil clientes foram afetados.

Em nota enviada ao Terra, a Enel informou que está trabalhando para o reestabelecimento da energia para os moradores afetados em sua área de concessão. Ainda segundo a empresa, o "número representa 0,77% das mais de 8 milhões de unidades consumidoras atendidas".

Publicidade

De acordo com Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura, no mesmo horário, havia o registro de cinco pontos de alagamento na capital paulista. Destes locais, um na Avenida Engenheiro Billings, no Butantã, e outro na Rua Padre Viegas de Menezes, em Itaquera, estão intransitáveis. Um terceiro ponto de alagamento tem o trânsito liberado.

Mais cedo, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo potencial para tempestades em parte do Estado de São Paulo, incluindo a capital. O aviso é válido até às 10h (horário de Brasília) deste domingo, 3.

De acordo com o instituto, as precipitações podem chegar a 50 mm/dia e os ventos podem atingir velocidade de até 60 km/h. Das 13h45 às 16h50, houve estado de atenção do CGE para alagamento em pontos da Zona Oeste, Norte, Sul, Leste, Sudeste, Centro, Marginal Pinheiros e Marginal Tietê.

Ainda segundo o Centro de Gerenciamento, foram registradas rajadas de ventos de 46,3 km/h na região do Aeroporto de Congonhas, às 14h21.

Publicidade

O temporal também adiou a classificação para o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, inicialmente previsto para às 15h. Após quase duas horas, a organização do evento optou pela realização da atividade neste domingo, 3, ainda sem horário definido.

Para evitar alagamentos em caso de chuva, o CGE recomenda que o morador não transite em áreas alagadas, não enfrente correntezas, fique longe de redes elétricas e árvores, planeje as saídas de carro com antecedência para evitar vias bloqueadas.

Na capital, a expectativa é de chuvas frequentes e significativas durante a primeira semana de novembro, devido ao predomínio do ar quente e úmido. Neste domingo, a mínima é de 19°C e máxima de 26°C, com pancadas de chuva e potencial para formação de alagamento, segundo o Centro de Gerenciamento.

A atenção deve continuar na segunda-feira, 4, com o termômetro entre 19°C e 25°C. A previsão para o dia é de muitas nuvens e chuva. Existe o potencial para precipitações intensas e risco de alagamento.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se