Chuva deixa desalojados, derruba pontes e afeta fornecimento de água e luz em cidade de MG

Cidade de Dom Silvério fica localizada na Zona da Mata

8 jan 2025 - 17h38
(atualizado às 19h26)
Forte chuva deixa desalojados, derruba pontes e afeta fornecimento de água e luz em cidade de MG
Video Player

A cidade de Dom Silvério, na Zona da Mata de Minas Gerais, foi atingida por um forte temporal na última terça-feira, 7. A chuva deixou 104 pessoas desalojadas, 15 desabrigadas e 12 animais domésticos mortos, segundo comunicado divulgado pela Prefeitura.

A precipitação teve acumulado de cerca de 150 mm em apenas 20 minutos, pouco menos que o total de 220 mm previsto para todo o mês de janeiro. Com o transbordamento do Córrego do Mingau, a água levou cerca de três horas para baixar.

Publicidade

Em infraestrutura, a Prefeitura de Dom Silvério contabilizou duas pontes destruídas e outras duas danificadas, além de danos estruturais em diversas ruas e queda de diversas encostas. Na zona rural, seis passagens de água foram arrastadas.

Chuva afeta cidade de Dom Silvério
Chuva afeta cidade de Dom Silvério
Foto: Divulgação/Prefeitura de Dom Silvério

Com o nível alarmante, o temporal também afetou o fornecimento de água e energia elétrica em parte da cidade de 5.228, segundo dados do IBGE. O abastecimento de água foi interrompido na após a queda de uma ponte no bairro Campestre, que rompeu a rede local. Outros três pontos de rompimento foram identificados nesta quarta e prontamente solucionados. 

Em nota enviada ao Terra, a Copasa informou que o abastecimento já foi restabelecido e a “previsão é que seja normalizado gradativamente até a noite de hoje”, à medida que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água. 

Quanto ao fornecimento de energia elétrica, o perfil da prefeitura no Instagram destacou que a CEMIG, por meio da empreiteira Spin, está realizando os reparos nas áreas danificadas, com previsão de normalização do serviço até o fim desta tarde.

Publicidade
Chuva afeta cidade de Dom Silvério
Foto: Divulgação/Prefeitura de Dom Silvério

Retomada da cidade após as chuvas

Diante do momento, a cidade se juntou em uma campanha para doações de alimentos, itens de higiene, materiais de limpeza, roupas, móveis e água. As entregas devem ser feitas no Centro de Educação Infantil Lápis de Cor (CEILAC), Paróquia Nossa Senhora da Saúde e em postos de coleta nas cidades vizinhas.

Para a retirada de lama e entulhos nas áreas mais afetadas, equipes municipais, voluntários e prefeituras da região fizeram um mutirão de limpeza nesta manhã. Nesta quinta, 9, a administração irá atuar na liberação de passagens interrompidas e na prestação de famílias atingidas na zona rural.

Também nesta quarta, a prefeitura da cidade mineira divulgou um chamada para a vacinação contra hepatite e tétano aos moradores que tiveram contato com a água da enchente.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se