Ciclone em RS: mulher morre após corda se romper durante resgate

Corda puxada por helicóptero estourou no momento do resgate; vítima e um policial foram levados pela enxurrada

6 set 2023 - 09h39
(atualizado às 12h12)
Ciclone extratropical causa mortes e deixa rastro de destruição no RS
Video Player

Uma mulher morreu durante uma tentativa de resgate sobre o Rio Taquari, de acordo com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). A corda que fazia o resgate da vítima se rompeu, e ela e o policial acabaram caindo. O policial que participava da ação ficou gravemente ferido. Ao todo, 27 mortes foram confirmadas em todo o estado em decorrência da passagem de um ciclone extratropical pela região.

O Corpo de Bombeiros informou que durante a manhã de terça-feira, 5, um helicóptero do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM) fazia sobrevoo no município de Lajeado, atuando no resgate de famílias que estavam ilhadas. Durante o salvamento da mulher, que estava no telhado de uma residência, o cabo de aço do helicóptero que içava um dos tripulantes da aeronave e a mulher se rompeu.  

Publicidade

Ambos foram levados pela enxurrada. Assim que houve o resgate, foram imediatamente socorridos ao Hospital de Lajeado. A mulher, de 50 anos, infelizmente não resistiu à queda. O militar passou por cirurgia e está em estado gravíssimo.

“Lamento a morte de uma mulher em uma tentativa de resgate sobre o rio Taquari. [..] Meus sentimentos aos familiares das seis vítimas das enxurradas no RS”, afirmou o governador.

A Corporação esclareceu, ainda, que as aeronaves passam pela rigorosa vistoria de empresa terceirizada e pelo efetivo técnico do BAv antes de cada voo e que as circunstâncias do ocorrido serão apuradas.

Segundo o governo, na cidade de Muçum, há confirmações de 15 óbitos. Já em Roca Sales, são seis, além de duas em Ibiraiaras, uma em Mato Castelhano, uma em Passo Fundo, uma em Estrela e uma em Lajeado. Todas os municípios são na região do Vale do Taquari, mas há outras regiões em atenção.

Publicidade
Passo Fundo foi uma das cidades mais atingidas pela passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul
Passo Fundo foi uma das cidades mais atingidas pela passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação/Prefeitura de Passo Fundo / Estadão

"As atenções se dirigem agora, também, para o Vale do Rio Pardo. Helicópteros da Brigada, dos Bombeiros e da Civil são empregados para resgates, com o apoio de 1 aeronave da PRF, 1 da FAB e 1 da Marinha. Trabalho para que as forças armadas possam liberar mais aeronaves o quanto antes", afirmou o governador no Twitter.

Até às 17h de terça-feira, 5, a Defesa Civil estadual contabilizou 67 municípios afetados. Até o momento, a Defesa Civil estima em 52.137 o número de pessoas afetadas em todo o estado, sendo mais de 3 mil desalojadas e 1.650 desabrigadas.

Região do Vale do Taquari (RS) foi atingida pelo ciclone extratropical
Foto: Divulgação/Governo do Rio Grande do Sul

Ciclone

Um ciclone extratropical atingiu o Rio Grande do Sul e as fortes chuvas provocaram enchentes em várias cidades do estado na noite desta segunda-feira, 4. Em Roca Sales, por exemplo, o nível das águas do Rio Taquari subiu 13 metros, deixando várias pessoas desabrigadas e até sem ter como sair de suas casas. A prefeitura emitiu um comunicado para que os moradores se abrigassem nos telhados.

Passagem de ciclone causou destruição no Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução/RBS TV

O Rio Taquari também invadiu a cidade de Muçum e municípios vizinhos, no Vale do Taquari, deixando dezenas de cidades alagadas e pessoas desabrigadas.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se