Com a chegada de uma forte frente fria, o fim de semana deve ser marcado por uma acentuada queda de temperatura em várias capitais brasileiras, especialmente as da Região Sul. Segundo o Climatempo, o período de frio intenso inicia nesta sexta-feira, 28, e vai até a próxima terça-feira, 2.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o serviço de meteorologia, São Paulo e Rio de Janeiro podem registrar recordes de baixas temperaturas entre domingo, 30, e a próxima segunda-feira, 1º.
Em São Paulo (SP), a previsão para domingo é de mínima de 11ºC e máxima de 15ºC. Na segunda, a mínima é de 10ºC. Já no Rio de Janeiro (RJ), a mínima na segunda é de 15ºC e a máxima de 20ºC.
Os termômetros também vão baixar bastante em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A massa de ar frio ainda deve causar friagem na Região Norte, diminuindo a temperatura no Acre e em Rondônia.
Em Cuiabá (MT), a previsão para domingo é de mínima de 17ºC e máxima de 24ºC. Em Campo Grande (MS), a mínima é de 11ºC e a máxima de 17ºC. Já em Rio Branco (AC), a mínima é de 19ºC e a máxima de 27ºC. Em Porto Velho (RO), por sua vez, a mínima é de 20ºC e a máxima de 33ºC.
Na Região Sul, Porto Alegre (RS) deve registrar mínima de 2ºC e máxima de 10ºC no domingo. Em Curitiba (PR), a mínima prevista é de 4ºC, enquanto a máxima é de 14ºC. Em Florianópolis (SC), a mínima é de 7ºC e a máxima de 13ºC.
Essa frente fria quebra uma sequência de dias quentes que se instalaram no Brasil desde o dia 5 de maio, principalmente na faixa central do País.
Como fica o Brasil com a onda de frio
- Para a área roxa do mapa, a previsão é de temperaturas muito baixas, com possibilidade de geada entre o centro-sul e leste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul;
- Nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense, os termômetros podem marcar até -8ºC;
- Há previsão de geada também no sul do mato Grosso do Sul;
- Para a área azul escuro no mapa (sul do Mato Grosso e a faixa leste de São Paulo), as temperaturas ficam reduzidas, abaixo do normal para o período;
- Para a área em azul claro, a queda de temperatura não será tão expressiva. No entanto, entre a faixa leste do Acre e o sul do Espírito Santo, as temperaturas vão cair em comparação aos últimos dias.