Em 10 dias, Pantanal tem o dobro do total de incêndios registrados em setembro de 2023

Bioma tem sofrido com queimadas há cerca de três meses

10 set 2024 - 17h18
(atualizado às 17h30)
Brigadistas caminham por área queimada do Pantanal

REUTERS/Ueslei Marcelino
Brigadistas caminham por área queimada do Pantanal REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o Pantanal registrou, em pouco menos de 10 dias, o dobro do total de incêndios em comparação com setembro de 2023. 

Apenas nos primeiros dias de setembro deste ano, o bioma já teve 736 focos de queimadas, enquanto no ano passado, durante o mês todo de setembro, o registro foi de 373 focos.

Publicidade

Apesar do número elevado de incêndios, o período ainda não superou o de 2020, no qual foram registrados mais de 2.500 focos de queimadas nos 10 primeiros dias de setembro. 

Há cerca de três meses o Pantanal tem sofrido com os focos de incêndio e quase 3 milhões de hectares de vegetação já foram destruídos pelas chamas. 

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), 18 das 21 estações de medição do Rio Paraguai, que tem nascente no Mato Grosso, estão abaixo do esperado. As outras três estão em nível negativo. 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino convocou nesta terça-feira, 10, bombeiros de vários Estados para combater as chamas no Pantanal e na Amazônia, tendo em vista que esta é uma das maiores secas já registradas no País. Ele ampliou, ainda, o efetivo da Polícia Rodoviária Federal para combater os incêndios nestes biomas.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações