Espanha busca por dezenas de desaparecidos após 'inundação do século' em Valência

Mais de 140 mortes já foram confirmadas; agência de meteorologia emitiu novo alerta vermelho para esta quinta-feira

31 out 2024 - 09h13
(atualizado às 12h20)
Resumo
A região de Valência na Espanha foi atingida por uma enchente que já deixou 95 mortos e dezenas de desaparecidos, e o número deve aumentar.
Equipes de resgate procuram por desaparecidos após enchentes na Espanha
Video Player

O número de vítimas da enchente que atingiu o estado de Valência, na Espanha, deve aumentar nesta quinta-feira, 31, e utrapassar as 100 mortes, já que dezenas de pessoas continuam desaparecidas.

A região passou pelo pior desastre do século XXI no país, com enchentes que deixaram, até o momento, 140 mortos. De acordo com o governo espanhol, o número de desaparecidos na 'inundação do século' ainda é incerto.

Publicidade

Segundo a ministra da defesa espanhola, Margarita Robles, resgates via helicóptero já tiveram início. "O trabalho está sendo feito com helicópteros do Exército e da Aeronáutica. (...) O Comando de Operações Especiais do Exército está funcionando, neste momento, com mais de 1.000 militares, com helicópteros e o que for necessário e pelo tempo que for necessário", declarou.

Rastro de destruição em Valência, na Espanha
Rastro de destruição em Valência, na Espanha
Foto: Reprodução/X @oscar_puente_

Uma ponte desabou e carros foram arrastados com a força da água. Além disso, linhas ferroviárias foram interrompidas e rodovias, fechadas. A lama invadiu casas e, em alguns casos, chegou ao teto (veja abaixo)

O ministro dos Transportes e da Mobilidade espanhol, Óscar Puente, apelou que moradores da região permaneçam em suas casas.

"Quero esclarecer que sabemos que este neste momento o interesse fundamental está nas pessoas, nas vítimas, nas famílias, e por isso minhas primeiras palavras têm que ser, obviamente, de solidariedade com todas as pessoas que sofreram danos pessoais e falecimentos de familiares nesses dias. Quero transmitir a essas pessoas todo o apoio e respaldo do Governo espanhol. Lamentamos tudo que estão vivendo nesse momento", disse Puente em vídeo publicado em perfil no X (antigo Twtitter). 

Criticadas por não enviarem alertas suficientes antes das enchetes, as autoridades espanholas ainda buscam pelas pessoas que estão desaparecidas. 

Publicidade
Rastro de destruição em Valência, na Espanha
Foto: Reprodução/X @oscar_puente_

"A Comunidade Valenciana vai lançar um pacote de primeiros socorros de 250 milhões de euros, extensível e compatível com outros tipos de ajuda de outras administrações", escreveu o governador da Comunidade Valenciana, Carlos Mazón, em seu perfil no X.

A agência meteorológica estatal espanhola (Aemet) emitiu alerta vermelho para Valência, onde as tempestades devem continuar nesta quinta. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações