Filhote de baleia morre após comer balão de festa nos Estados Unidos

Animal apareceu morto em praia da Carolina do Norte; especialistas afirmam que ela provavelmente morreu de fome

10 nov 2023 - 22h54
(atualizado às 23h03)
Filhote de baleia morre após comer balão de festa nos Estados Unidos
Filhote de baleia morre após comer balão de festa nos Estados Unidos
Foto: Reprodução/NY Post

Um filhote de baleia morreu após ingerir um balão de festa, nos Estados Unidos. Depois de aparecer morto em uma praia da Carolina do Norte no último dia 30, o animal foi levado para análise pela equipe da Marine Mammal Stranding da Carolina do Norte, que constatou a causa da morte. 

Segundo o jornal norte-americano NY Post, o animal era uma baleia-bicuda-de-gervais, de quase 3,5 metros, e ainda estava em fase de amamentação. Sua carcaça foi levada ao Centro de Ciências e Tecnologia Marinhas da Universidade Estadual da Carolina do Norte para uma autópsia. 

Publicidade

Durante o exame, descobriram um balão de plástico em forma de estrela. O objeto estava “amassado e obstruindo a passagem da digestão para o resto do trato gastrintestinal” no estômago do filhote, que estava aparentemente saudável, segundo o centro. 

“Infelizmente, esta jovem baleia morreu devido à ingestão do plástico”, afirmaram os cientistas. Ela provavelmente morreu de fome por conta do bloqueio em seu estômago, contaram os pesquisadores. 

O centro aproveitou para pedir às pessoas para pensar duas vezes antes de comprar balões de plástico. Em vez disso, os especialistas sugeriram buscar alternativas biodegradáveis, além de fazer o descarte correto. 

“Isto pode evitar que se ‘soltem’ e representem um perigo desnecessário e trágico, fazendo com que a vida selvagem morra de fome e morra ao longo do tempo, como no caso infeliz desta baleia-bicuda-de-gervais”, disseram. 

Publicidade

As baleias-bicudas-de-gervais são grandes mamíferos marinhos que vivem nas profundezas do oceano, perto da borda da plataforma continental e mais além. Elas passam a maior parte do tempo debaixo d’água, tornando raro vê-las por aí. 

De acordo com o centro, cerca de 125 mamíferos marinhos – incluindo baleias, golfinhos, botos, focas e peixes-boi – aparecem nas praias da Carolina do Norte todos os anos. As razões para os encalhes variam desde causas naturais e doenças até interações humanas, como emaranhados em redes, colisões com barcos e plásticos.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se