Força Aérea usa drone para identificar pessoas isoladas e em risco no RS

Uma aeronave não tripulada está sendo usada para auxiliar vítimas de enchente no estado

6 mai 2024 - 11h21
(atualizado às 23h43)
FAB usa drone para identificar pessoas isoladas e em risco no Rio Grande do Sul
Video Player

A Força Aérea Brasileira (FAB) está usando uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), um tipo de drone, para auxiliar nas buscas e identificação de vítimas da enchente causada por temporais no Rio Grande do Sul.

O equipamento irá sobrevoar 9 municípios da região da Quarta Colônia, no centro do Estado, segundo informações divulgadas pela FAB no domingo, 5.

Publicidade

As pessoas que estiverem em situação de risco e avistarem o drone devem sinalizar ou fazer marcações de dentificação, para que recebam a ajuda necessária.

O drone usado é um modelo RQ-900 Hermes, fabricado pela empresa israelense Elbit Systems
O drone usado é um modelo RQ-900 Hermes, fabricado pela empresa israelense Elbit Systems
Foto: Divulgação/FAB

O drone usado é um modelo RQ-900 Hermes, fabricado pela empresa israelense Elbit Systems e que pertence à Base Aérea de Santa Maria (BASM). O aparelho possibilita analises em tempo real e em alta precisão das áreas expostas.

Tragédia no RS

O Governo do Rio Grande do Sul atualizou os números em relação à tragédia que afeta o Estado em meio  aos temporais e à enchente do rio Guaíba. Às 9h desta segunda-feira, 6, foram confirmadas 83 mortes – 4 sob investigação – e 111 desaparecidos.

Imagens aéreas mostram enorme devastação em cidade no Rio Grande do Sul
Video Player

No total, já são 850.422 afetados pela tragédia. Além disso, foram contabilizados 345 municípios castigados, 19.368 pessoas em abrigos, 121.957 desalojados e 276 feridos

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se