As chuvas seguem causando transtornos para os moradores do Rio Grande do Sul. Enquanto moradores ainda se recuperam das enchentes que deixaram 50 mortos e milhares de desabrigados, Porto Alegre sofre com novas inundações após elevação do nível do Guaíba.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram partes da capital gaúcha debaixo d'água nesta quarta-feira, 27. Os alagamentos atingiram principalmente a orla do Guaíba, que foi invadida pela água [veja vídeo abaixo].
No início da tarde desta quarta-feira, 27, a régua do Cais Mauá, no centro da cidade, marcava 3,17 metros, superior à marca de 3 metros, necessária para que a água invada a área do cais. A orla foi parcialmente interditada e os eventos esportivos, suspensos. A cheia também alagou o centro de treinamento do Internacional, time de futebol da capital gaúcha.
Na orla do Guaíba, próximo a Usina do Gasômetro, onde são realizadas as caminhadas, as águas do lago já invadiram durante a manhã o primeiro trecho do calçamento e os deques de contemplação da natureza também foram inundados. Em Ipanema, bairro nobre na zona sul de Porto Alegre, as águas chegam nas calçadas.
Na segunda-feira, 25, a prefeitura de Porto Alegre já havia fechado o sistema de comportas destinado à contenção de enchentes do Rio Guaíba.
A Região Metropolitana de Porto Alegre também está em alerta de "grande perigo", de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma mulher morreu na terça-feira, 26, após o carro onde ela estava ser levado pela água durante uma enchente no interior de Barra do Ribeiro.
Os principais riscos são de chuva em grande volume, o que pode fazer com que rios da região transbordem e alaguem áreas urbanas. Chove forte nas cidades da região desde o fim de semana.
Formação de novo ciclone
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, por meio de seus coordenadores regionais no Vale do Taquari e Vale do Caí, também notificou na terça-feira ao menos vinte prefeituras destas regiões sobre o alto volume de chuvas e transtornos que possam ocorrer nos próximos dias.
Conforme o órgão, a formação de um novo ciclone extratropical em alto-mar próximo à costa de Santa Catarina e o litoral norte do Estado gaúcho entre a noite desta terça-feira, 26, e a madrugada desta quarta, 27, vai intensificar a instabilidade na região com muita chuva, queda de granizo, ventos fortes e tempo severo. (*Com informações do Estadão)
AGORA | Com quase 3 metros, Guaíba avança e alaga a nova orla na área central. Recordamos: a Avenida Beira-Rio é um dique e protege esta parte da cidade. 📷 @GabrielWolkind pic.twitter.com/cVkj1doMMB
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 27, 2023