O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta amarelo para chuvas intensas em cidades do Estado de São Paulo pelo menos até até a noite de sábado, 5, incluindo a capital paulista. A expectativa é de chuva de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. O aviso pode ser atualizado novamente.
- Alerta laranja: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Entre as cidades do Estado de São Paulo afetadas estão:
- Aparecida
- Arujá
- Barueri
- Bertioga
- Caieiras
- Caraguatatuba
- Carapicuíba
- Diadema
- Franco da Rocha
- Guarujá
- Guarulhos
- Ilhabela
- Itanhaém
- Itaquaquecetuba
- Jundiaí
- Mairiporã
- Mauá
- Mogi das Cruzes
- Osasco
- Santo André
- São Caetano do Sul
- São Paulo
- São Roque
- São Vicente
- Suzano
- Ubatuba
Para conferir a lista completa, .
No total, há nove alertas do Inmet em vigência no Brasil:
- Alerta vermelho para acumulado de chuva: está valendo para cidades paulistas e para o Estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital carioca. Está válido até sábado.
- Alerta laranja para chuvas intensas no Estado de São Paulo, incluindo a capital paulista até a noite de sábado. O aviso também inclui trechos do Paraná, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
- Alerta laranja para chuvas intensas em areas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, e Minas Gerais. Também em vigência até sábado.
- Outro alerta laranja mostra a possibilidade de chuvas intensas em áreas que vão do Amapá até o Rio Grande do Norte. Vale também até este sábado.
- Alerta laranja para chuvas intensas em áreas do Amazonas, Roraima e Pará, com validade até este sábado.
- Há ainda alerta amarelo para chuvas nos Estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil com validade até este sábado.
- Outro alerta amarelo, válido até sábado, sinaliza a presença de chuvas intensas em áreas de Roraima.
- Alerta amarelo para declínio de temperatura no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e partes do Paraná, com vigência até sábado.
- Alerta amarelo para a incidência de ventos costeiros, que vale até a madrugada de sábado, entre trechos de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
Todos os alertas podem também ser atualizados, a qualquer momento, pelo Inmet.
Defesa Civil do SP monta um gabinete de crise
Na quarta-feira, 2, a Defesa Civil do Estado de São Paulo já havia emitido alerta para a incidência de fortes chuvas até sábado, 5, devendo a população ficar atenta aos riscos e recomendações de segurança.
Conforme o órgão estadual, a formação e atuação de uma frente fria favorece a ocorrência de temporais na faixa leste do Estado paulista, atingindo principalmente as regiões do litoral norte, Baixada Santista, Vale do Paraíba, região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e para as regiões de Sorocaba, Campinas e Itapeva.
"Os modelos meteorológicos apontam para chuva de forte intensidade com volume muito alto nesses dias, que pode gerar alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos, especialmente em áreas de risco", alerta.
Atenção! A @defesacivilsp alerta
Entre quinta-feira (3) e sábado (5), há a aproximação e atuação de uma frente fria, que favorecerá a formação de chuvas intensas na Faixa Leste do Estado de São Paulo. pic.twitter.com/EY545Fo22N
— Governo de S. Paulo (@governosp) April 2, 2025
A Defesa Civil do Estado de SP montou o gabinete de crise na tarde dessa quinta-feira com representantes das concessiona´rias de energia, abastecimento de a´gua e o´rga~os pu´blicos para monitorar a situac¸a~o em tempo real e coordenar ac¸o~es preventivas com os munici´pios.
O gabinete deve ficar mobilizado no CGE da Defesa Civil do Estado, ate´ domingo, 6, para garantir pronta resposta a possi´veis estragos causados pelos temporais.
Veja algumas recomendações:
- Evite transitar por áreas alagadas ou próximas a córregos e rios durante a chuva intensa;
- Não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas durante temporais com raios;
- Em caso de ventos fortes, mantenha distância de janelas e objetos que possam se desprender.
- Moradores de áreas de risco devem ficar atentos a sinais como rachaduras no solo, inclinação de árvores e postes, e procurar abrigo seguro caso percebam indícios de deslizamento;
- Acompanhe os alertas e recomendações da Defesa Civil por meio dos canais oficiais para minimizar impactos e garantir a segurança de todos.