A partir da próxima terça-feira, 16, a região Centro-Sul do Brasil sentirá a passagem da primeira frente fria do outono de 2024, com queda acentuada de temperaturas e geada nos Estados do Sul.
A região Centro-Sul do Brasil sentirá, a partir desta terça-feira, 16, a passagem da primeira frente fria do outono de 2024. De acordo com o Climatempo, capitais poderão registrar novos recordes de baixas temperaturas durante o fenômeno. Há, também, previsão de geada para os estados do Sul.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na terça-feira, uma massa de ar frio polar se forma entre o Brasil, Argentina e Uruguai. No período, meteorologistas apontam para a formação de um ciclone extratropical próximo à costa da Argentina. O fenômeno, então, represará o ar frio sobre o continente.
A expectativa, segundo os meteorologistas, é de que os efeitos da massa de ar frio sejam sentidos com mais força entre a quarta-feira, 17, e a próxima segunda-feira, 20. O auge do frio ocorrerá entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul na quinta-feira, 18, quando o centro da massa de ar avançará pelos estados e há expectativa de quedas drásticas de temperatura.
O Climatempo aponta também que, embora não seja tão forte, a frente fria pode ocasionar novos recordes de baixas temperaturas de 2024 no Sul, Sudeste e até no Centro-Oeste.
Veja a previsão de temperatura de acordo com a região:
- No Sul, há previsão de frio acentuado ao longo de todo o período da passagem da frente fria, entre os dias 17 e 20, e em especial no dia 18, quando há previsão de geada em partes da serra do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná;
- No Sudeste, em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, as temperaturas caem entre os dias 18 e 20. No centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, há previsão de leve queda de temperatura entre os dias 19 e 20;
- Já no Centro-Oeste, o ar frio atua no Mato Grosso do Sul e em partes do Mato Grosso entre os dias 17 e 19 de abril. Em Goiás, as temperaturas caem levemente entre os dias 18 e 20, principalmente no sul do estado. Já no Distrito Federal, a previsão é de frio leve entre 19 e 20 de abril.