Fumaça de queimadas deve deixar temperaturas mais quentes no Sul e Sudeste neste domingo

Qualidade do ar no Rio de Janeiro está seis vezes pior do que o recomendado pela OMS

7 set 2024 - 23h13
(atualizado às 23h28)
Imagem de drone mostra fumaça de incêndios na vegetação de Ribeirão Preto, interior de São Paulo
Imagem de drone mostra fumaça de incêndios na vegetação de Ribeirão Preto, interior de São Paulo
Foto: REUTERS/Joel Silva

A fumaça proveniente das queimadas na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado chegou aos Estados do Sul e do Sudeste neste sábado, 7. Por isso, as temperaturas devem ficar mais altas neste domingo, 8. Há cerca de um mês, cidades da região Sul já vêm sendo afetadas pela fumaça.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), todos os biomas brasileiros estão sofrendo com incêndios nos últimos dias. Entre a sexta-feira, 6, e este sábado, por exemplo, foram registrados 8.225 focos de calor no País. Destes, mais da metade está localizado no Mato Grosso (33%) e no Pará (27%).

Publicidade

Segundo o jornal O Globo, em julho e agosto o número de queimadas bateu recorde em diversos locais, incluindo na Amazônia. Além disso, as bacias hidrográficas estão afetadas por causa do baixo nível de chuva, o que torna as florestas mais suscetíveis às queimadas.

Os satélites mostram que os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro estão sendo os mais afetados de forma intensa pela chegada da fumaça. Isto ocorre devido a um forte corredor de ar que desce da região Norte até o Sul do Brasil.

De acordo com a empresa IQAir, que mede a qualidade do ar, a poluição do ar no Rio de Janeiro neste sábado, 6, está seis vezes acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações