Fungo que inspirou série 'The Last of Us' invade e destrói tarântula; veja vídeo

Apesar do susto, cientistas afirmam que não há riscos para seres humanos

30 ago 2024 - 08h36
(atualizado às 09h12)
Tarântula dominada pelo fungo Cordyceps
Tarântula dominada pelo fungo Cordyceps
Foto: Reprodução/Instagram

Cordyceps, o chamado "fungo zumbi", ganhou notoriedade ao se tornar um personagem crucial no jogo e na série The Last of Us. Isso porque o fungo, que é real, está dentro de um gênero que ataca majoritariamente os invertebrados, comendo lentamente seus corpos e assumindo o controle de seu sistema nervoso. Recentemente, ele foi flagrado destruindo o corpo de uma tarântula. 

A descoberta foi do pesquisador Chris Ketola, da ONG Fauna Forever, que atua no Peru e em Uganda. Ele flagrou uma tarântula no solo da floresta completamente desfigurada pelo fungo.

Publicidade

“Infelizmente essa tarântula é um personagem de seu próprio filme hoje”, disse o pesquisador. Nas imagens, é possível ver que, após a morte do aracnídeo, o fungo cresceu e se expandiu para fora do seu corpo.

“Ela foi infectada por esse fungo, que tomou conta de seu sistema nervoso, a forçou a vir até este local, e após a aranha morrer, o fungo brotou para fora de seu corpo, permitindo que os esporos se espalhassem até outra tarântula distraída”, relatou Ketola.

De acordo com ele, esse é um tipo raro de cordyceps. “É algo horripilante mas também sensacional para nossa equipe ter encontrado.”

Mas não há perigo para os seres humanos, pelo menos por enquanto. Isso porque, conforme afirmam os cientistas, a temperatura do nosso corpo é alta para este fungo conseguir se instalar.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações