Um dos principais cartões-postais do Brasil, o Rio de Janeiro é acostumado a receber megaeventos internacionais todos os anos. Porém, a preparação da cidade para a Cúpula do G20 está mexendo ainda mais com o dia a dia do carioca. A reunião só acontece nesta segunda e terça, 18 e 19, mas uma programação extensa toma conta da cidade desde quinta, 14. Com isso, vias foram fechadas, áreas de lazer foram suspensas e a capital fluminense recebeu até reforço das Forças Armadas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Tanto preparo é necessário para manter o fluxo do evento e a segurança dos grandes chefes de Estado que estarão reunidos na cidade para a Cúpula. A lista de confirmados é extensa e conta com nomes como o do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que vem para sua primeira e única viagem ao Brasil durante todo o seu mandato.
Esse "clube" será encabeçado pelo anfitrião do evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além do norte-americano, a visita de Xi Jinping, líder da China, também é esperada com grande expectativa. A estimativa é de que o G20 no Rio reúna 120 mil participantes, sendo 270 ministros e vice-ministro estrangeiros, além de seis vencedores do Prêmio Nobel.
Para acomodar com segurança tantos nomes importantes para economia global e suas delegações, a capital fluminense terá vias importantes interditadas até o fim da Cúpula, na terça-feira, 19. Até mesmo o Aeroporto Santos Dumont será fechado no período para evitar o fluxo de pessoas nos arredores da reunião.
Em uma medida mais extrema, um megaferiado municipal também foi criado para diminuir a quantidade de pessoas nas ruas entre os dias 18 e 19. Mas por onde o carioca conseguirá transitar durante o G20?
Impactos na Zona Sul
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou um esquema especial para os dias do G20 que vai impactar principalmente as pessoas que passam pela Zona Sul todos os dias. O 'Efeito 20' será estrondoso por lá.
É nesta região onde estão os bairros mais turísticos da cidade, como Copacabana, Ipanema e Leblon. Esta 'porção' da cidade receberá a parte mais importante do evento: a reunião de Cúpula, que acontecerá no Museu de Arte do Rio (MAM), no Aterro do Flamengo. As mudanças no local começaram na sexta-feira, 15, dia do feriado da Proclamação da República.
-
Aterro do Flamengo
Na manhã de sexta-feira, 15, as pistas foram fechadas para os veículos, em ambos os sentidos, entre o Trevo dos Estudantes e o Monumento a Estácio de Sá, das 7h às 12h. A partir das 12h, as vias foram reabertas ao trânsito em geral. No entanto, mesmo sendo feriado, não houve espaço de lazer para pedestres.
O esquema ficou mais restrito a partir do domingo, 17, e segue até a terça-feira, 19. Neste período, as pistas de acesso ao Aterro do Flamengo ficarão fechadas para o trânsito em geral, em ambos os sentidos. Só poderão passar por lá os veículos relacionados ao G20. A medida vale da 00h de domingo até às 23h59 de terça.
Já na quarta-feira, 20, no Dia da Consciência Negra, as vias estarão abertas, mas não terá a área de lazer comumente aproveitada pelos cariocas em feriados. Isso porque várias delegações e forças de segurança também utilizarão as pistas para deslocamento.
-
Orla da Zona Sul sem lazer
Várias delegações se hospedarão em hoteis na orla da Zona Sul, principalmente na altura da Avenida Atlântica, Avenida Vieira Souto e Avenida Delfim Moreira, que compreende os bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon.
Por conta disso, não haverá espaço de lazer na região entre a sexta-feira, 15, e a terça-feira, 19, mesmo com o fim de semana e os feriados. Porém, os motoristas podem ficar aliviados: o trânsito de veículos está liberado em todo o período.
Alguns fechamentos pontuais podem acontecer apenas na passagem dos comboios, com reforço de equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal.
-
Proibido estacionar
A partir da meia noite desta quinta-feira, 14, até as 23h59 de terça-feira, 19, está proibido estacionar no Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado e na Barra da Tijuca. Segundo a Prefeitura, as vagas são destinadas às forças de segurança e outro veículos envolvidos no G20. Confira as localidades:
Copacabana
Da 00h de quinta, 14, até as 23h59 de terça, 19, é proibido estacionar:
- Na Rua Sá Ferreira, em ambos os lados, entre a Avenida Atlântica e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana;
- Na Rua Fernando Mendes, em ambos lados.
Da 00h de sábado, 16, até as 23h59 de terça, 19, as vias probidas para estacionar são:
- Av. Atlântica, entre a Avenida Princesa Isabel e a Rua Joaquim Nabuco;
- Rua Francisco Otaviano, em toda a extensão;
- Rua Souza Lima, em ambos os lados, entre a Avenida Atlântica e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana;
- Av. Rainha Elizabeth, em ambos os lados, entre a Avenida Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana;
- Rua Julio de Castilho, em ambos os lados, entre a Av. Atlântica e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana;
- Rua Duvivier, em ambos os lados, entre a Rua Ministro Viveiros de Castro e a Rua Barata Ribeiro.
Da 00h de segunda-feira, 18, até as 23h59 de terça, 19, a proibiçõ se estende para as seguintes vias:
- Av. Nossa Senhora de Copacabana, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel;
- Rua Barata Ribeiro, em toda a extensão.
Leme
Da 00h de sábado, 16, até as 23h59 de terça-feira, 19, a Avenida Atlântica terá proibição de estacionamento nos seguintes trechos:
- Entre a Rua Anchieta e a Rua Aurelino Leal;
- Entre o nº 900 e o 974, da Avenida Atlântica.
Ipanema
Da 0h de sábado, 16, até as 23h59 de terça, 19, a Avenida Vieira Souto terá proibição de estacionamento em toda a extensão.
Leblon
Da 00h de sábado, 16, até as 23h59 de terça, 19, a Avenida Delfim Moreira terá estacionamento proibido em toda a extensão.
São Conrado
Da 0h de sábado, 16, até as 23h59 de terça-feira, 19, a Avenida Aquarela do Brasil, terá a proibição de estacionamento entre a Avenida Almirante Álvaro Alberto e a Avenida Prefeito Mendes de Moraes.
Barra da Tijuca
Da 0h de sábado, 16, até as 23h59 de terça, 19, o estacionamento será proibido nas seguintes vias:
Avenida Lúcio Costa, nos seguintes trechos:
- Entre a Rua Prudência do Amaral e a Rua Martinho de Mesquita;
- Entre o nº 3068 e o nº 3200;
- Entre a Rua Lourenço Filho e a Rua Rodolfo de Campos;
- Entre a Rua Padre Alfredo Perez Gonzales e a Rua Adão Pereira Nunes, na baia de estacionamento, junto ao canteiro divisor de pistas;
- Entre o nº 2.928 e o nº 2.926;
Na Rua Marcia Nogueira Batista, entre a Rua Beatriz Segall e a Avenida Carlos Zara, também será proibido estacionar.
Reforço das Forças Armadas
A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) já entrou em vigor no Rio de Janeiro e deve permanecer até a próxima quinta-feira, 21. O decreto foi assinado pelo presiente Lula e prevê o emprego das Forças Armadas para garantir a segurança dos chefes de Estado que virão para o G20.
Nas ruas da capital fluminense, mais de 8 mil militares circularão entre os locais onde passarão os líderes, principalmente na Zona Sul. As Forças Armadas também vão auxiliar na condução das comitivas, entre os hoteis e o Museu de Arte Moderna do Rio, no Aterro do Flamengo.
Os cariocas também poderão ver a presença de militares no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Eles estarão, inclusive, nos terminais de embarque e desembarque de passageiros.
Para a operação, a Polícia Militar contará com o reforço mais de 700 agentes na formação de um cinturão em torno da área do evento e nas vias da cidade. Os militares também farão ações contraterrorismo, defesa antiaérea, proteção contra drones e defesa química, biológica, radiológica e nuclear.
A Força Aérea (FAB) será responsável pelo controle do espaço aéreo e pela segurança em terminais de embarque e desembarque dos aeroportos do Galeão e do Santos Dumont. Já a Marinha fará o controle de acesso aos portos da cidade, pela Baía de Guanabara.
A Polícia Federal também vai participar do Plano de Atuação Integrada de Segurança Pública do G20 entre os dias 18 e 19. Enquanto os chefes de Estados se reúnem no MAM, a PF vai auxiliar no transporte das comitivas e também deve realizar uma inspeção e varreduras contra ameaças nos locais dos eventos oficiais.