Governo Lula avalia retorno do horário de verão por causa da seca

Impactos e benefícios da medida são analisados por integrantes do governo

11 set 2024 - 16h23
(atualizado às 18h02)
Resumo
O governo estuda o retorno do horário de verão devido à seca em todo o Brasil
Rio Madeira, em Roraima, também é afetado pela seca
Rio Madeira, em Roraima, também é afetado pela seca
Foto: Reprodução/EBC

O governo do presidente Lula estuda a possibilidade de retorno do horário de verão, devido ao tempo seco registrado em todo Brasil. A informação foi revelada pelos ministros Alexandre Silveira, de Minas e Energia, e Geraldo Alckmin, do Desenvolvimento, nesta quarta-feira,11.

"A adoção do horário de verão está em fase de avaliação", disse Silveira para a imprensa.

Publicidade

O vice-presidente afirmou que o retorno do horário de verão poderia ajudar a minimizar o impacto da seca no País. "Não vai faltar energia, mas nós precisamos poupar. Então, o horário de verão pode ser uma boa alternativa para poupar energia", avaliou. O retorno da medida ainda é avaliado por membros do governo.

O horário de verão foi extinto no início do governo Jair Bolsonaro, em 2019. O seu retorno chegou a ser especulado no ano passado, mas acabou descartado pelo governo já que o nível dos reservatórios hídricos brasileiros estava alto, mesmo diante da seca, e, por isso, a medida não seria necessária.

Em 2024, o Brasil enfrenta a pior seca de sua história registrado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem). A seca afeta ao menos 1.400 cidades em nível extremo ou severo. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações