Inmet emite alerta amarelo para tempestades no Brasil; confira as áreas afetadas

Alerta aponta "perigo potencial" para chuvas intensas e vale para a manhã desta terça-feira, 29; risco de queda de energia, no entanto, é considerado baixo

29 out 2024 - 09h12

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, que indica "perigo potencial", para tempestades nos Estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste na manhã nesta terça-feira, 29. De acordo com o instituto, há risco para chuva de até 50 milímetros no dia, com ventos intensos, de 40 a 60 quilômetros por hora.

A faixa territorial em alerta vai do sul da Amazônia e totalidade do Acre, até o interior de São Paulo, na porção próxima à divisa com Minas Gerais. Passa por quase todo o Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal e termina no território mineiro, que só deve ficar isento de chuva forte na faixa próxima à Bahia.

Publicidade

Apesar da intensidade prevista para as chuvas, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é "baixo", segundo o Inmet. Mas o alerta pode ser atualizado a qualquer momento.

O Estado de São Paulo e outras regiões do Sudeste, como Minas Gerais, têm sofrido com apagões, enchentes e desabamentos nas últimas semanas. Até esta segunda-feira, 28, seis pessoas já tinham morrido pelos efeitos de tempestades no Estado de São Paulo.

Além disso, cerca de 3,1 milhões de residências ficaram sem luz na Grande São Paulo no último dia 11. A Enel, concessionária responsável pelo serviço na região, está sendo investigada pela Aneel pelo serviço prestado. A previsão é de chuva fraca na capital paulista na manhã desta terça, conforme o Climatempo.

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, um temporal também causou enchentes, arrastou carros e danificou ruas na noite deste sábado, 26. A força da enxurrada arrancou o asfalto em ruas e avenidas e bairros ficaram sem luz.

Publicidade

Confira as principais recomendações do Inmet para esta terça-feira:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja temperatura prevista em alguns dos locais em alerta nesta terça-feira:

  • Rio Branco (AC): mínima de 22ºC e máxima de 33ºC;
  • Cuiabá (MT): mínima de 25ºC e máxima de 33ºC;
  • Brasília (DF): mínima de 18ºC e máxima de 24ºC;
  • Belo Horizonte (MG): mínima de 19ºC e máxima de 24ºC;
  • Campo Grande (MS): mínima de 22ºC e máxima de 33ºC;
  • Ribeirão Preto (SP): mínima de 21ºC e máxima de 30ºC.

A previsão de temperaturas é da Meteoblue, empresa de meteorologia parceira do Estadão.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações