O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a forte onda de calor que é sentida em boa parte do Brasil e deve durar pelo menos até terça-feira, 14. Segundo o órgão, o fenômeno deve ser ainda mais intenso no interior do Brasil. A onda de calor poderá ser sentida por moradores de 1.413 cidades até esta terça.
O aviso meteorológico de nível amarelo representa perigo potencial para a saúde das pessoas e é emitido quando a previsão do tempo indica que as temperaturas devem ficar 5 ºC acima da média pelo período de dois a três dias seguidos.
O Inmet explica que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si.
Ainda de acordo com a previsão, o forte calor deverá continuar, pelo menos, até quarta-feira, 15, contudo, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações. O Inmet reforça que segue monitorando a situação.
Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C.
As cidades afetadas estão espalhadas por 12 estados. Além do Sudeste, o calor também será sentido em algumas partes do Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia e Tocantins.
De acordo com o Inmet, a massa de ar quente que se instensifica é um reflexo do fenômeno El Niño. Este fenômeno favorece o bloqueio atmosférico e aumenta o calor no centro do país.
Calor em São Paulo
A previsão do tempo para a capital paulista é de temperaturas entre 21ºC e 36ºC nesta segunda-feira, 13, de acordo com o Inmet. Haverá nuvens e possíveis pancadas de chuva isoladas por São Paulo.
No domingo, 12, foi registrada a tarde mais quente do ano na cidade. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informou que a média da temperatura máxima alcançou os 36,9°C, superando os 36,5°C registrados em 24 de setembro. O dia também foi o mais quente para um mês de novembro desde o início da série histórica, em 2004.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a capital teve recorde de temperatura no ano, com sensação térmica de 50,5ºC. O indicador foi verificado às 13h55 em Irajá, bairro da zona norte carioca. A temperatura máxima do dia na cidade foi verificada na mesma região: 42,5ºC. No sábado, 22, a sensação térmica já tinha batido 47,2ºC no Rio.
O Inmet recomenda que a população procure a Defesa Civil em casos de necessidade. O serviço atende em todo o país por meio do telefone 199.