Lava destrói casas em nova erupção de vulcão na Islândia; assista o vídeo

Moradores de Grindavik, cidade atingida pela lava, foram evacuados na madrugada de domingo, 14, horas antes da erupção

15 jan 2024 - 17h12
Resumo
Moradores da cidade de Grindavik, na Islândia, sofreram com a segunda erupção de um vulcão em menos de um mês. A lava atingiu residências nos arredores da cidade. Os 4 mil moradores da cidade foram evacuados horas antes da erupção.
Segunda erupção de vulcão em menos de um mês na Islândia destrói casas
Segunda erupção de vulcão em menos de um mês na Islândia destrói casas
Foto: Guarda Costeira da Islândia/Getty Images

Moradores da cidade de Grindavik, na Islândia, viram suas casas em chamas nesta segunda-feira, 15, após a segunda erupção de um vulcão em menos de um mês na região. Os 4 mil moradores da cidade piscatória, que fica a 40 km da capital Reykjavik, foram evacuados na madrugada de domingo, 14, horas antes da erupção. Deste então, a lava atingiu casas nos arredores do munícipio. 

Segundo as autoridades islandesas, é a quinta erupção na península de Reykjanes desde 2021 e a segunda nas últimas quatro semanas. Após o auge da atividade sísmica ao Norte de Grindavik no domingo, especialistas ressaltam uma diminuição no movimento da lava já nesta segunda. Ainda assim, as autoridades mantém o estado de emergência na região. 

Publicidade

Em uma coletiva de imprensa realizada na noite de domingo, o chefe de Proteção Civil e Gestão de Emergências da Islândia Vidir Reynisson afirmou que a trajetória da lava foi diferente do que era esperado. "Infelizmente (a lava) foi um pouco mais para o sul do que esperávamos", afirmou. 

Apesar de atingir residências nos arredores de Grindavik, a maior parte do material vulcânico foi desviado por barreiras defensivas construídas ao norte da cidade, que desviaram os fluxos de lava para o oeste, para longe da cidade, explicou Reynisson.

A primeira-ministra da Islândia, Katrín Jakobsdóttir, declarou que a situação na região é "assustadora". A previsão é de que as autoridades islandesas decidam, nesta segunda, o apoio à população que teve de ser evacuada na região. 

Segunda erupção em um mês

Em 18 de dezembro de 2023, após semanas de intensas atividades sísmicas, o sistema vulcânico conhecido como Fagradalsfjall explodiu próximo à cidade de Grindavik. Na ocasião, os moradores também precisaram ser evacuados. 

Publicidade

Nos últimos anos, a península de Reykjanes registrou o aumento da atividade vulcânica e erupções na região. Em Grindavik, por exemplo, moradores flagraram rachaduras nas edificações devido aos tremores terrestres. 

Em março de 2021, o sistema vulcânico Fagradalsfjall provocou fendas, que alcançaram entre 500 a 750 metros de comprimento.

O aeroporto de Reykjavik não precisou ser interditado pela ocorrências das erupções, tanto em dezembro quanto no último domingo, sem provocar prejuízo à partida ou chegada de voos na Islândia.  

Islândia: paraíso da natureza e assustador por seus tremores vulcânicos Islândia: paraíso da natureza e assustador por seus tremores vulcânicos

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se