O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira, 2, para acompanhar de perto as consequências causadas pelas fortes chuvas que castigam a região desde o começo da semana. Durante encontro com o governador Eduardo Leite (PSDB), o petista afirmou que o governo federal vai mandar todos os recursos necessários para ajudar no resgate e recuperação dos lugares destruídos pela chuva.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Fiz questão de trazer os ministros porque quero que eles assumam compromisso do que estamos comprometendo em fazer em solidariedade para que a gente possa minimizar o que esse evento está causando. Não faltará ajuda para cuidar da saúde, do transporte, dos alimentos, tudo que tiver no alcance do governo federal, seja através dos ministérios, da sociedade civil, militares, vamos dedicar 24h de esforço para atender às necessidades básicas do povo isolado por causa da chuva”, declarou Lula.
"Nesse momento, o foco absoluto, total, é no resgate das pessoas, salvar vidas, estamos alinhados nisso. No segundo momento, temos que fazer avaliação dos danos e pensar como encontrar dinheiro para reparar os danos”, completou.
Lula ainda afirmou que “como ser humano vai rezar muito para que a chuva possa parar, para que as pessoas possam voltar para suas casas, para que as pessoas possam se reencontrar se viver a sua vida tranquilamente em harmonia com a família”.
O governador Eduardo Leite agradeceu Lula e afirmou que a "presença dele é insubstituível, uma boa reunião substituiu milhares de reuniões e ofícios": "A nossa reunião foi muito proveitosa no sentido de colocar toda velocidade, todo foco de forma equilibrada, tudo o que precisamos fazer para dar respostas com equipamento, efetivos, com foco no resgate das pessoas."
O tucano ainda lamentou "as muitas mortes que ainda virão, porque serão muitas". O governador pediu para que a população fique em locais seguros. "Já é e será o pior desastre climático do nosso Estado. É uma situação da guerra por isso que as forças armadas são muito importante", afirmou.
Balanço da chuva
Ao menos 134 municípios foram afetados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira, 29, segundo a Defesa Civil do Estado. Nesta quinta-feira, 2, subiu para 13 o número de mortes, ao menos 21 pessoas estão desaparecidas e mais de 5 mil moradores estão desalojados.
Além disso, mais de 44 mil pessoas foram afetados por causa da chuva. Além dos desalojados, 3.079 estão em abrigos fornecidos pelas prefeituras. Ao todo, foram registrados 12 pessoas feridas.