Marina Silva fala sobre crise de incêndios: "Terrorismo climático no Brasil"

Ministra do Meio Ambiente diz que aliança entre ideologias dificulta enfrentamento das queimadas; governo Lula tem sido cobrada por falhas na prevenção e no combate

17 set 2024 - 10h03
(atualizado às 13h05)
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva
Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirma que o País vive uma "espécie de terrorismo climático" e disse haver aliança entre ideologias que dificultam o enfrentamento aos problemas ambientais. "Prender grandes culpados pelo fogo depende da investigação. Eles dificilmente estarão na linha de frente", disse ao programa Bom dia, ministra, da EBC.

Na semana passada, Lula prometeu ainda criar a Autoridade Climática, órgão concebido durante a disputa eleitoral de 2022 para cobrar das demais áreas do poder público o cumprimento de metas ambientais. O presidente retomou a promessa não cumprida diante das cobranças por melhorar a ação na área ambiental.

Publicidade

Conforme Marina, o estabelecimento da nova estrutura depende da criação da figura jurídica da emergência climática.

"A MP (medida provisória) para criação da autoridade climática deve ser acompanhada da figura jurídica da emergência climática. É isso que vai dar o suporte jurídico necessário, para que se ampare ações com antecedência, o que não é possível hoje", disse.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações