Mortes confirmadas por enchentes no RS sobem para 172; nível do Guaíba cai

Segundo a Defesa Civil, 42 pessoas continuam desaparecidas

2 jun 2024 - 10h24
(atualizado às 11h52)
Resumo
As enchentes no Rio Grande do Sul deixaram 172 mortos e 42 desaparecidos, afetando 2,39 milhões de pessoas em 475 dos 497 municípios gaúchos. Mais de 580 mil pessoas estão desalojadas. O nível do Guaíba caiu para menos da cota de inundação.
Algumas áreas do Centro Histórico de Porto Alegre permanecem alagadas nesta terça-feira (21), mesmo após 20 dias das águas do Guaíba invadirem a cidade.
Algumas áreas do Centro Histórico de Porto Alegre permanecem alagadas nesta terça-feira (21), mesmo após 20 dias das águas do Guaíba invadirem a cidade.
Foto: EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

O número de mortes confirmadas em decorrência das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas aumentou para 172, informou a Defesa Civil gaúcha na manhã deste domingo, 2, acrescentando que 42 pessoas continuam desaparecidas.

As chuvas, que deixaram cidades embaixo d'água e provocaram o pior desastre climático da história do Estado, afetaram 2,39 milhões de pessoas em 475 dos 497 municípios gaúchos. Mais de 580 mil pessoas estão desalojadas.

Publicidade

Conforme os últimos dados da Defesa Civil, há mais de 37 mil pessoas em abrigos. As pessoas resgatadas pelas forças de segurança do Estado somam quase 78 mil, enquanto o número de animais resgatados ultrapassou 12,5 mil.

O nível do Guaíba caiu agora para 3,49 metros, abaixo da cota de inundação do rio que é de 3,60 metros.

O aeroporto Salgado Filho e o porto de Porto Alegre seguem fechados.

Nível do Guaíba recua e fica abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se